Saúde

VÍDEO: Especialistas explicam o que é a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e tiram dúvidas sobre a AIDS

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, a AIDS, é causada pelo vírus HIV

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 25/10/2021 às 9:17
Divulgação
FOTO: Divulgação

A mentirosa fala do presidente Jair Bolsonaro sobre um inexistente relatório que comprovaria que vacinas contra a covid-19 causam AIDS causou preocupação da sociedade. No entanto, felizmente, médicos e especialistas no assunto já rejeitaram categoricamente a fala e reforçam que a AIDS é sexualmente transmissível e só é provocada por contágio com o vírus HIV.

Apesar disso, muitas pessoas têm ido ao Google pesquisar sobre a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Por isso, republicamos nesta página uma entrevista feita pela repórter do Jornal do Commercio Cinthya Leite com imunologista Edvaldo Souza e o gerente de IST/Aids em Pernambuco, François Figueiroa.

Na entrevista, os especialistas falaram sobre diagnóstico, prevenção e tiraram dúvidas sobre a AIDS

Assista

"Um dos principais problemas com relação à mortalidade para a AIDS é o diagnóstico tardio e o não tratamento. Temos medicamentos bastante eficazes, cada vez mais, com menos efeitos colaterais. Mas, infelizmente, existe uma outra epidemia, que é a epidemia do preconceito. Ela tem dado muito trabalho e dificultado a prevenção, acesso ao diagnóstico, dificuldade de dizer em casa e no trabalho que tem HIV e adesão ao tratamento", alerta François Figueiroa.

Tratamento por toda a vida

Na entrevista, Figueiroa lembrou que, por enquanto, o tratamento deve ser feito ao longo de toda a vida. Por enquanto, não há cura para a AIDS, mas o especialista lembra é possível ter uma vida normal, caso o tratamento seja feito corretamente e o diagnóstico ser feito precocemente.