Igreja Católica

Santo Evaristo é o santo do dia deste 26 de outubro: confira história e oração de um dos primeiros papas da Igreja Católica

Santo Evaristo foi o quarto ou quinto sucessor de Pedro, o primeiro papa da Igreja

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 26/10/2021 às 7:57
Reprodução
FOTO: Reprodução

Santo Evaristo foi um dos primeiros papas da Igreja Católica. De acordo com o site da Canção Nova, ele foi proclamado Bispo de Roma ainda por volta do ano 97, depois de Cristo e é considerado o quarto ou quinto sucessor de Pedro. Ele governou a Santa Sé por cerca de nove anos.

Nascido em Belém, era filho de pai judeu de nome Judas. “Em Roma, santo Evaristo, Papa e Mártir, que, sob o Imperador Adriano empurpurou com o seu sangue a Igreja de Deus”, escreveu o Martirológio Romano.

"No exercício de seu Pontificado, aparecem duas lendárias disposições tomadas por ele: a distribuição dos sacerdotes de Roma nos vinte e cinco títulos ou igrejas paroquiais da cidade, que teriam sido instituídas por São Cleto. São Pedro já havia estabelecido sete diáconos, Evaristo decidiu que os diáconos estivessem ao lado do bispo enquanto este pregava e proclamava o prefácio da Missa, para testemunhar (em caso de necessidade), a ortodoxia e também para conferir maior solenidade à celebração", diz o site da Canção Nova.

"Não se sabe muitos detalhes sobre seu Pontificado, mas, segundo algumas tradições, Evaristo teria morrido como mártir sob o império de Trajano. Foi enterrado próximo ao corpo do bem-aventurado Pedro, no Vaticano", acrescenta a Canção Nova.

Oração

“Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Srs. Bispos a ele unidos. Amém.”