Saúde

Septicemia o que é? Entenda doença que atingiu Gilberto Braga

O autor de novelas Gilberto Braga morreu na última terça-feira (26)

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 27/10/2021 às 8:03
Reprodução/Memória Globo
FOTO: Reprodução/Memória Globo

Fãs de novelas brasileiras se entristeceram com a morte, na última terça-feira (26), do grande escritor Gilberto Braga, aos 75 anos de idade. O criador de Vale Tudo sofria de Alzheimer e estava internado desde a última sexta-feira (22) em um hospital particular do Rio de Janeiro e não resistiu a uma septicemia. Entenda como funciona esta doença.

Social 1: Relembre os principais personagens imortalizados por Gilberto Braga

Septicemia o que é?

"Potencialmente grave", é assim que o médico Drauzio Varella explica a septicemia em seu site. Confira a descrição na íntegra, de acordo com o site de Drauzio Varella:

"Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias. Essa reação é a forma que o organismo encontra para combater o micro-organismo agressor. Para tanto, o sistema de defesa libera mediadores químicos que espalham a inflamação pelo organismo, o que pode determinar a disfunção ou a falência de múltiplos órgãos, provocada pela queda da pressão arterial, má oxigenação das células e tecidos e por alterações na coagulação do sangue.

O mais comum é o foco infeccioso inicial instalar-se nos seguintes órgãos: pulmões (ex: pneumonia), abdômen (ex: apendicite, peritonite, infecções biliares e hepáticas, que recebem o nome de sepse abdominal), rins e bexiga (ex: infecções urinárias e renais), na pele (ex: feridas, celulite, erisipela, aberturas para introdução de cateteres e sondas, abscessos) e no sistema nervoso central (ex: meningite)."

Ainda de acordo com a reportagem, existem três graus de septicemia:

  • Sepse: A resposta inflamatória provocada pela infecção está associada a pelo menos mais dois sinais. Por exemplo, febre, calafrios e falta de ar etc;
  • Sepse grave: Quando há comprometimento funcional de um ou mais órgãos;
  • Choque séptico: Queda drástica de pressão arterial que não responde à administração de líquidos por via intravenosa.

Fatores de risco para Septicemia

  • Estão com mais chances de sofrer de septicemia:
  • pessoas hospitalizadas;
  • com predisposição genética e sistema imunológico debilitado;
  • os portadores de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, renal e diabetes e
  • os usuários de álcool e outras drogas;
  • vítimas de queimaduras e ferimentos provocados por arma de fogo ou por acidentes automobilísticos.

"Qualquer pessoa, não importa a idade, pode desenvolver uma resposta inflamatória que toma conta do corpo todo. No entanto, bebês prematuros, crianças com menos de um ano e idosos acima de 65 anos constituem o grupo de risco mais suscetível ao aparecimento da síndrome", acrescentou o site de Drauzio Varella.

Sintomas de septicemia

Os sintomas mais comuns são: febre alta ou hipotermia, calafrios, baixa produção de urina, respiração acelerada dificuldade para respirar, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental.

Tratamento para septicemia

O tratamento é feito em hospital, na maioria das vezes, em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Gilberto Braga morreu de quê?

Ao portal G1, um sobrinho de Gilberto Braga, Bernardo Araújo, disse que o tio "vinha há alguns anos com vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia", acrescentando que o autor tinha dificuldades para caminhar.

Ele foi internado no hospital Copa Star, em Copacabana, e sofreu uma septicemia. "Aí ele acabou indo para o hospital na semana passada. Ele foi internado já bem mal, e lá foi constatada uma infecção generalizada", detalhou.

Gilberto Braga foi escritor de sucessos como "Dancin' Days" (1978), "Vale Tudo" (1988) e "Celebridade" (2003).