Viagens

Estados Unidos voltam a emitir vistos para brasileiros no Recife e outras cidades; Quando? Vai ter mais vagas para entrevistas? Como pedir visto?

Segundo as autoridades dos Estados Unidos, em todo o Brasil, um número significativo de vagas para entrevistas de visto, incluindo datas para este ano, já foi disponibilizado

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 28/10/2021 às 11:53
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil vão retomar as emissões de todos os tipos de vistos, ainda este ano. A boa notícia foi anunciada nesta quinta-feira (28), pela cônsul geral dos EUA no Recife, Jessica Simon, e o chefe da Seção Consular, Will McGhee, durante coletiva de imprensa virtual.

>> Como tirar o visto para os Estados Unidos? Embaixada e consulados reabrem agendamento em novembro

Quando?

A reabertura será a partir de 8 de novembro de 2021.

Mais vagas para entrevistas

Segundo as autoridades estadunidenses, em todo o Brasil, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foi disponibilizado.

A Embaixada e Consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários. Além disso, desde maio deste ano, vistos de estudantes e jornalistas estão sendo emitidos e continuam a ser prioridade para agendamento.

O Consulado não informou o número de vagas abertas, nem quantas pessoas estão na fila. Segundo Will McGhee, "não é possível definir o tamanho da demanda, neste momento".

E se já marquei a entrevista?

As entrevistas já marcadas poderão ser reagendadas para uma data mais próxima, de acordo com a disponibilidade.

Requisitos para embarque

As novas regras definidas pelo governo Biden definem que os viajantes completamente imunizados deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de vacinação - incluindo o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses - e um teste PCR ou antígeno negativo feito até três dias antes do embarque.

Quais vacinas são aceitas?

Serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. Dessa forma, todas as vacinas utilizadas no Brasil (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen) estão liberadas. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os Estados Unidos.

Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham. Esse novo sistema de viagens substitui as restrições existentes para o Brasil e outros países, implementando uma abordagem consistente em todo o mundo.

Os viajantes não vacinados, se forem cidadãos americanos ou residentes permanentes legais, deverão apresentar um teste negativo até um dia antes do embarque.

Os viajantes devem procurar mais informações com as companhias aéreas ou através do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Como pedir o visto?

Para cumprir todos os requisitos e obter o visto de turismo, é preciso seguir o passo a passo: preencher um formulário, agendar a entrevista no consulado mais próximo, pagar a taxa, apresentar-se para a entrevista com a documentação (confira lista abaixo) e aguardar a avaliação das autoridades consulares. Os detalhes estão disponíveis no site da embaixada dos EUA.

Documentos necessários

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O documento deve ser válido por, pelo menos, seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos;
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável);
  • Página de confirmação de Formulário DS-160;
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa do site da embaixada dos EUA;
  • Uma foto 5 x 5 cm (2 x 2 polegadas) colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos do Departamento de Estado Americano podem ser vistos no site do órgão;
  • Acompanhantes membros da família, a menos que entrando nos Estados Unidos para outra finalidade, devem apresentar a certidão de casamento (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para filhos solteiras até 21 anos), conforme aplicável.

Além disso, caso compareça presencialmente a um agendamento, você deverá apresentar documentos originais. Se for elegível para enviar seus documentos via serviço postal, você deve encaminhar o seu passaporte atual válido e o passaporte anterior contendo o visto dos Estados Unidos com emissão mais recente (se aplicável), assim como a página de confirmação do DS-160 e cópias de qualquer documentação de suporte, disponível no site da embaixada.