SAÚDE

Covid-19: governo desmobiliza Centro de Testagem do Centro de Convenções


Segundo o governo, Centro de Testagem da covid-19 realizou um total de 100.544 exames desde o início do seu funcionamento

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/10/2021 às 11:39
Divulgação/ Governo de Pernambuco
FOTO: Divulgação/ Governo de Pernambuco
Leitura:

O Governo de Pernambuco encerrará as atividades do Centro de Testagem para a covid-19 localizado do Centro de Convenções, em Olinda, neste domingo (31). A decisão foi tomada após mudança no perfil dos usuários que procuram o exame para detecção da doença e a descentralização dos testes junto às cidades pernambucanas com o TestaPE.

Desde o início do seu funcionamento, o Centro realizou um total de 100.544 exames, sendo 72.286 do tipo RT-PCR; 18.017 testes rápidos e 10.241 testes rápidos de antígeno. "Com quase 60% da população pernambucana com cobertura vacinal completa e a redução no número de casos da Covid-19, entendemos que é preciso reforçar a oferta dos exames em locais estratégicos nos municípios, mais perto da população, sejam residentes da Região Metropolitana do Recife (RMR) ou do Interior do Estado. É fundamental que as pessoas possam ser testadas no seu território, mais próximos às suas casas e seus trabalhos. A ideia é que os testes cheguem até a população e sejam aplicados em locais de grande circulação", comenta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Postos de testagem do governo

Atualmente, sob gestão estadual, Pernambuco conta com as unidades do Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado (Cefospe), no bairro da Boa Vista; do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira; e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), na Várzea. Este último exclusivo para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente domiciliar e laboral.

No Cefospe e na sede da SEE, o atendimento é agendado pelo aplicativo Atende em Casa (app para sistema Android ou pelo site clicando aqui. Já o Geraldão atende de forma espontânea, todos os dias, das 8h às 17h.

Além da testagem itinerante e das ações nos estádios de futebol nos dias de jogos, o Programa TestaPE conta também com dois postos fixos em pleno funcionamento para testagem da população em locais estratégicos: no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (exclusivo para passageiros e funcionários na área de desembarque do terminal aeroviário).


Mais Lidas