Novembro azul

Novembro Azul: quais os sintomas do câncer de próstata? Médico tira dúvidas sobre a doença

O Novembro Azul é o mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 01/11/2021 às 16:30
Imagem ilustrativa SJCC
FOTO: Imagem ilustrativa SJCC

A campanha Novembro Azul anualmente reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, 65 mil novos casos da doença são registrados todos os anos e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir esse número.

Em Pernambuco, em 2020, 348 homens receberam o diagnóstico da doença que é o segundo tipo de câncer mais comum, perdendo apenas para o de pele. Veja entrevista com especialista:

Qual a causa do câncer de próstata?

O urologista Luís Henrique explica que o câncer de próstata não tem uma causa específica. São alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença. "Quanto mais idoso o paciente maior é o risco. Pacientes que têm algum parente de primeiro grau que tem ou teve câncer de próstata, têm o risco aumentado de ter a doença", detalhou o especialista.

O médico ainda acrescenta que doenças como diabetes, hipertensão e obesidade também podem estar relacionadas ao câncer de próstata.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção

O especialista recomenda que todo homem a partir dos 50 anos de idade deve procurar um médico urologista para realização dos exames preventivos do câncer de próstata. Os exames consistem em exame de sangue e o toque retal. "Um exame simples, rápido e indolor", descreveu Luís Henrique.

O médica alerta que pessoas que tem parente de primeiro grau com histórico da doença devem procurar a realização dos exames 10 anos antes, a partir dos 40 anos.

"Não existe fator que diretamente previna o câncer de próstata", esclarece o urologista. Porém ele explica que hábitos de vida saudável, prática de atividades físicas, se alimentar de maneira saudável diminuem os riscos das doença.

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul costuma estar associação apenas ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, porém é um mês para lembrar dos cuidados com a saúde do homem de modo geral.

Luís Henrique explica que existem outros tipos de tumores que também exigem atenção. O médico cita como o exemplo o câncer de bexiga, que tem como principal sintoma o sangue na urina, o câncer de pênis e outras patologias associadas à saúde do homem.