LUTO

Como o Dia de Finados é celebrado em outros países?

Dia de Finados é celebrado nesta terça-feira, 2 de novembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/11/2021 às 14:53
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

No dia 2 de novembro de cada ano, a Igreja Católica comemora o Dia de Finados. A data é reservada para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram. Aqui no Brasil, as pessoas costumam ir ao cemitério com flores, velas e orações para homenagear os entes queridos, muitas vezes com sentimento de pesar. Mas o mesmo não acontece em outros países.

>> Mensagem Dia de Finados: veja frases emocionantes para homenagear pessoas queridas que partiram

>> Finados: veja fotos da movimentação no Cemitério de Santo Amaro, no Recife

No México, por exemplo, tem festa e muita cantoria. Segundo a psicóloga do grupo Morada da Paz, Simone Lira, essas diferenças são fruto do que se pode chamar de "etiquetas do luto". “Toda essa diferenciação cultural acaba gerando o que a gente chama de ‘etiquetas do luto’, que seriam as determinações de como se comportar diante do luto. Nós devemos compreender que, como um processo individual, apesar das influências culturais, cada pessoa vai viver o luto de forma individual e da maneira que é possível”, comentou.

Cores também mudam simbolismo

As cores associadas ao luto também sofrem mudanças ao redor do mundo.

Enquanto no Brasil se utiliza a cor preta, por indicar tristeza e sofrimento, na Síria, a cor do luto é o azul celeste por fazer referência ao lugar em que se acredita que as pessoas falecidas seguirão após a morte.

Antigamente, a cor roxa era característica do luto na Tailândia e nos países de cultura ocidental. Já na Índia, na China e no Japão, a cor branca é utilizada para demonstrar a dor pela perda de familiares e amigos.

A cor amarela, que no Brasil é uma cor alegre, para os egípcios remete às flores secas que caem das árvores, simbolizando as lágrimas ao chorar pela saudade da pessoa falecida. E na África, o vermelho é a cor associada à perda de ente querido.