ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe mostra que Bolsonaro é derrotado para todos os candidatos no 2º turno

A pesquisa sobre possíveis cenários das eleições 2022 foi realizada entre 25 e 28 de outubro numa amostra nacional que contou com 1 mil entrevistados

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 03/11/2021 às 14:26
Reprodução
FOTO: Reprodução

Segundo pesquisa nacional do Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perde para todos os candidatos no segundo turno das eleições 2022. A um ano do próximo pleito, Bolsonaro seria derrotado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PTB), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), o ex-presidente Lula (PT), e também para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

A pesquisa do Ipeste aponta que, caso a eleição fosse hoje, Bolsonaro teria 32% dos votos e Lula ficaria com 50% dos voto. Contra Ciro Gomes, o atual presidente ficaria com 34% dos votos e o ex-ministro com 44%. Já na disputa com João Dória, o tucano ficaria com 40% dos votos e Bolsonaro com 35%.

>> 'Nem Lula, nem Bolsonaro. Nem horror, nem terror', diz João Doria ao Nordeste sobre eleições 2022

>> Eleições 2022: Governador do RS, Eduardo Leite, diz que está entusiasmado com possibilidade de ser candidato à Presidência

>> Aliados defendem pastor Silas Malafaia como vice de Bolsonaro em 2022: 'Meu futuro pertence a Deus'

A diferença de votos seria menor na disputa entre Bolsonaro e o governador do Rio Grande do Sul. A pesquisa revelou que em um segundo turno entre os dois, Bolsonaro ficaria com 34% dos votos e Eduardo Leite com 37%.

Lula vence segundo turno contra todos

Ainda nas mesmas simulações, o ex-presidente Lula venceria no segundo turno, caso concorresse com Bolsonaro, o ex-ministro Sérgio Moro, Ciro Gomes, João Dória e Eduardo Leite.

>> Vice de Lula? Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, fala sobre a possibilidade para as eleições de 2022

Na concorrência do segundo turno entre Lula e Sérgio Moro, o primeiro ficaria com 52% e o segundo com 34%. Na mesma simulação, Lula concorrendo com Ciro, o primeiro ficaria com 49% dos votos e o cearense com 29%. Entre Lula e João Dória, o primeiro ficaria com 51% dos votos e o segundo com 23%.E, por último, Lula com Eduardo Leite, o ex-presidente teria 50% dos votos e o governador do Rio Grande do Sul com 22%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Ipespe foi realizada entre 25 e 28 de outubro numa amostra nacional que contou com 1 mil entrevistados representativa do eleitorado do País com mais de 16 anos que mora em todas as regiões do País, com cotas de sexo,
idade e localidade. As entrevistas foram feitas por telefone.

A margem de erro da pesquisa é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95,5%.