Benefício

Quem tem direito ao Auxílio Brasil? Veja se você é um dos 22 milhões de brasileiros que não vão receber

22 milhões que receberam o auxílio emergencial ficam sem o Auxílio Brasil

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 03/11/2021 às 7:28
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia

Novo programa de distribuição de renda do governo federal, o Auxílio Brasil deve começar a ser pago no próximo dia 17 de novembro, se o Governo Federal conseguir aprovar a PEC dos Precatórios e estabelecer uma fonte de recursos para financiá-lo.

>> Quando vai ser pago o Auxílio Brasil, o 'novo Bolsa Família'? Confira calendário de novembro de 2021

Quem vai e quem não vai ter direito ao Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil será pago apenas a quem recebe o Bolsa Família. Assim, 22 milhões de pessoas que receberam o auxílio emergencial, mas não estão cadastradas no Bolsa Família, vão ficar sem a ajuda financeira.

>> Auxílio Brasil: será preciso fazer cadastro no programa que deve substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial?

A promessa do Ministério da Cidadania é incluir outras três milhões de famílias no Bolsa Família, totalizando 17 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil. Para quem já está no Bolsa Família, a mudança deve ser automática.

>> Confira o calendário do Bolsa Família de novembro de 2021

Previsão de pagamento

Se aprovado o Auxílio Brasil, os pagamentos começam a partir do dia 17 de novembro, e o calendário com as datas é o mesmo que vinha sendo usado no Bolsa Família, variando de acordo com o número de identificação social da pessoa cadastrada no programa.

Valor

O valor da parcela deve ser o mesmo pago pelo Bolsa Família, com um reajuste de 20%. O governo federal trabalha para garantir um benefício de, pelo menos, R$ 400 por mês. A Caixa Econômica Federal vai usar as mesmas contas do Bolsa Família para pagar o Auxílio Brasil.