LUTO

Quem foi Iris Rezende? Político morreu aos 87 anos, em São Paulo, nesta terça-feira (9)


O Ex-governador de Goiás sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 09/11/2021 às 15:30
Arquivo / Agência Brasil
FOTO: Arquivo / Agência Brasil
Leitura:

Morreu aos 87 anos, durante a madrugada desta terça-feira (9), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Ele estava em tratamento de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o acometeu desde o dia 6 de agosto. Seu corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, e o sepultamento será às 17 horas no cemitério Santana. A morte do ex-governador foi confirmada há pouco em seu perfil oficial no Twitter.

 

Rezende foi submetido a uma entubação no último sábado (6), para tratar de uma infecção pulmonar. A internação teve início em agosto em Goiás, assim que teve o AVC hemorrágico diagnosticado depois de sentir dores de cabeça, o ex-governador foi submetido a uma cirurgia no dia 6 de agosto, no Instituto Neurológico, procedimento que foi "bem sucedido", segundo os médicos e uma nota de esclarecimento divulgada pela família do político.

No dia 10, uma outra nota informou que ele chegou a ser entubado, mas que teria apresentado "melhora no quadro geral", demonstrando "níveis de consciência", respondendo a comandos. Ainda segundo a nota, as funções de outros órgãos continuavam "normais". Após uma "forte infecção", Rezende foi novamente submetido a uma entubação no dia 6 de novembro.

Luto em Goiânia

Diante da notícia de sua morte, a prefeitura de Goiânia decretou, hoje (9), luto oficial por sete dias. "O Brasil perde um de seus notáveis líderes políticos, com dedicação ao país nos postos de ministro da Agricultura e da Justiça em diferentes épocas. Ao Estado de Goiás serviu como Senador da República e como governador por dois mandatos. Em Goiânia, onde sua missão política começou e se encerrou, foi o vereador mais jovem da história da cidade e, também, eleito quatro vezes prefeito da capital. Iris inspirou a tantos e fará falta a muitos", afirmou, na nota, o prefeito Rogério Cruz.

Quem foi Iris Rezende?

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia. O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim. Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, que exerceu de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Mais Lidas