DINHEIRO

Novo aplicativo do Auxílio Brasil substituirá o do Bolsa Família; saiba mais e veja como baixar

App estará disponível para todos os beneficiários.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 14/11/2021 às 18:30
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia

Com milhões de brasileiros sem saber se terão direito ao Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal decidiu disponibilizar canais de consulta ao programa. O banco está lançando o aplicativo Auxílio Brasil e também permitirá a consulta pelo telefone 111. “O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 111”, informou o banco. A ferramenta substituirá o aplicativo do Bolsa Família.

O banco disse que o aplicativo ficará disponível para download a partir desta 6ª feira (12.nov.2021) para alguns beneficiários. Para evitar congestionamento no sistema, a expectativa é que todos possam baixar o aplicativo até 2ª feira (15.nov).

O Auxílio Brasil será pago para as 14,6 milhões de famílias que atualmente recebem o Bolsa Família a partir de 4ª feira (17.nov.2021). Segundo o governo, essas famílias serão remanejadas automaticamente para o novo programa e não precisam se inscrever para receber o benefício.

Em dezembro, mais brasileiros devem ser incluídos no programa. A ideia do governo é zerar a fila de espera do Bolsa Família, passando a atender 17 milhões de famílias, ou 50 milhões de pessoas, no Auxílio Brasil. O pagamento será realizado nos mesmos dias do Bolsa Família. É escalonado de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) do cidadão.

Eis o calendário de novembro:

Auxílio Brasil começa a ser pago no dia 17

eis as datas de pagamento em novembro:

final do NISdia de pagamento
117
218
319
422
523
624
725
826
929
030

Inicialmente, o pagamento também será realizado com o mesmo cartão do Bolsa Família. A Caixa pretende lançar o cartão do Auxílio Brasil ainda em 2021. O banco também permitirá o pagamento por meio do aplicativo Caixa Tem para as famílias que têm poupanças digitais.

O Auxílio Brasil reajusta os benefícios do Bolsa Família em 17,84%. Por isso, terá um benefício médio de R$ 217,18. Como o presidente Jair Bolsonaro quer pagar um auxílio de pelo menos R$ 400 às famílias mais pobres, o governo pretende criar um auxílio extra para chegar a este valor.

Esse benefício complementar deve começar a ser pago em dezembro, se a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios for aprovada pelo governo. O auxílio será pago retroativamente a novembro e será temporário, até o fim de 2022, ano eleitoral.