nossa senhora

Conheça a história e linda oração para Nossa Senhora do Rocio

Nossa Senhora do Rocio é a padroeira do Paraná; conheça sua história e belíssima oração

Imagem do autor
Cadastrado por

Rádio Jornal

Publicado em 15/11/2021 às 7:09 | Atualizado em 31/08/2023 às 12:45
X

Nossa Senhora do Rocio é a padroeira do Estado do Paraná. Assim como Nossa Senhora Aparecida, essa devoção teve início com uma pesca e foi crescendo com o tempo, conquistando uma multidão de devotos.

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que acontece anualmente em Paranaguá (PR), é um dos grandes eventos de turismo religioso no Sul do Brasil. Nossa Senhora do Rocio é celebrada no dia 15 de Novembro.

História de Nossa Senhora do Rocio

A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648.

Durante uma pesca na baía de Paranaguá, um pescador conhecido como Pai Berê pegou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Ele levou a imagem para sua casa e lá se começou a rezar à Virgem. A primeira igreja de Nossa Senhora do Rocio foi edificada em 1813 e o Santuário, em 1920.

O nome Nossa Senhora do Rocio surgiu porque Rocio era o nome do lugar onde morava Pai Berê. A palavra rocio quer dizer orvalho e aquela localidade ficava no perímetro da Vila, onde terminava a povoação e começava a se condensar o orvalho matutino.

Mais tarde, o rocio passou a ser interpretado pelos devotos como as graças que Deus derrama do céu por intercessão de Nossa Senhora.

Nossa Senhora do Rocio também passou a ser invocada por seus devotos frente às epidemias. Em 1686, quando os habitantes da Vila de Paranaguá, às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, recorreram aos favores da Mãe de Jesus, invocada neste título, para que os livrasse da doença.

A Virgem do Rocio também atendeu aos seus devotos com curas individuais e coletivas, como nos casos da peste bubônica, em 1901 e da gripe espanhola, em 1918.

Por causa de milagres e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio, essa devoção mariana cresceu cada dia mais. Assim, os bispos do Paraná a declararam padroeira do Estado em 1939. Depois, em 1977, o papa são Paulo VI concedeu a Nossa Senhora do Rocio o patronato do Paraná.

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, recebe anualmente uma multidão de fiéis na primeira quinzena de novembro para a celebração da festa da padroeira.

Segundo o santuário, antes da pandemia de covid-19, a festa chegava a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração. Neste ano, porém, o santuário, que tem capacidade para receber 600 pessoas, poderá acolher apenas 300, por causa das medidas impostas para combater a pandemia.

 

Oração a Nossa Senhora do Rocio

"Mãe do Rocio,
agradecemos a vossa intercessão maternal.
Em Jesus, rendemos graças a Deus por todas as bênçãos recebidas.

Mãe do Rocio,
olhai para todas as nossas necessidades.
Por vossa intercessão, os céus se abram,
e sobre nós orvalhos de bênçãos sejam derramados.
Pedimos por nossas famílias, doentes e excluídos.

Mãe do Rocio,
que a Igreja seja cada vez mais fortalecida e sinal de serviço.
Que o reino da paz, justiça e do amor prevaleçam.
Que a misericórdia seja abundante.

Mãe do Rocio,
que seguindo o Vosso exemplo,
sejamos sacrário de Jesus Cristo.
Amém."

Tags

Autor