Dúvidas

Ao vivo: Presidente da Caixa Econômica Federal tira dúvidas sobre o Auxílio Brasil, que começa a ser pago nesta quarta (17)

Pagamento do Auxílio Brasil começa nesta quarta-feira (17)

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 16/11/2021 às 10:09
Reprodução/Governo Federal
FOTO: Reprodução/Governo Federal

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresenta nesta terça-feira (16), às 10h, informações sobre a sistemática de pagamentos do Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família e começa a funcionar amanhã, 17 de novembro.

>> Calendário do Auxílio Brasil de novembro de 2021 começa amanhã, 17 de novembro; veja quando recebe

>> Auxílio Brasil: sem pagamento para novos beneficiários, governo diz como pretende fazer seleção

Valores

O primeiro lote começará a ser pago em 17 de novembro, o último, no dia 30 do mesmo mês. O valor médio do programa será de R$ 217.

A partir de dezembro, o governo espera que 17 milhões de famílias passem a receber o benefício com valor mínimo de R$ 400. Isso depende da aprovação da PEC dos Precatórios, agora no Senado. Pelo menos, 49 parlamentares terão que votar a favor da proposta, em duas sessões.

"O governo vai pagar os valores menores, vai honrar todos os compromissos. A discussão é sobre os precatórios milionários", afirma o senador Carlos Viana (PSD), vice-líder do governo no Senado.

Nessa segunda-feira, em um evento em Portugal, o presidente do Senado negou que a aprovação da PEC também vai garantir dinheiro para o governo bancar emendas parlamentares.

"O espaço fiscal é para se inserir um programa social sustentável, com valor atualizado que possa permitir poder de compra mínimo à população brasileira, porque o feijão não está mais no mesmo preço", disse Rodrigo Pacheco.