CULTURA

Pós-pandemia: Festival da Tapioca volta ao calendário cultural de Olinda a partir desta quinta-feira (18)

O Festival da Tapioca ganha sua quarta edição após ter sido suspenso no ano passado em função da pandemia do novo coronavírus

Fabiani Vieira Assuncao
Fabiani Vieira Assuncao
Publicado em 16/11/2021 às 18:33
Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda
FOTO: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

De 18 a 21 de novembro, Olinda sedia o 4º Festival da Tapioca, promovido pela prefeitura da cidade. O evento acontece simultaneamente à Feira Itinerante de Artesanato e Cultura (Fiarc), sempre das 16h às 22h, na Praça do Carmo, no Sítio de Seu Reis e no Alto da Sé. Cerca de 70 tapioqueiras participam do evento, que reúne gastronomia, artesanato e atividades recreativas para crianças.

O Festival da Tapioca já é considerado um evento consolidado no calendário cultural da Marim dos Caetés. Em 2019, recebeu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, oferecido pelo Ministério do Turismo, pela promoção do setor. Já a Feira Itinerante de Artesanato e Cultura - Fiarc, reunirá o melhor do artesanato da Cidade Patrimônio. A feira, que deverá contar com 90 estandes de artesãs e artesãos, tem o intuito de valorizar a cultura regional e fortalecer o trabalho dos pequenos artistas.

Pós-pandemia

A expectativa é que o festival - que volta a acontecer depois de ter tido a edição de 2020 suspensa por causa da pandemia da covid-19 - injete aproximadamente R$ 3 milhões na economia da cidade. Para evitar contaminação pelo novo coronavírus, protocolos sanitários serão adotados, incluindo aferição de temperatura, instalação de 15 totens para higienização das mãos e obrigatoriedade do uso da máscara.