IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a covid-19: Pernambuco libera dose de reforço para pessoas a partir dos 18 anos

Dose de reforço da vacina contra a covid-19 será aplicada após 5 meses da finalização do esquema vacinal

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/11/2021 às 15:16
Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
FOTO: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe

O Governo de Pernambuco autorizou que o municípios apliquem a dose de reforço contra a covid-19 no público de 18 a 54 anos. A informação foi repassada nesta quarta-feira (17). Essa população poderá receber a imunização de reforço 5 meses após a finalização do esquema vacinal com duas doses. A medida foi analisada e recomendada pelos representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na manhã desta quarta.

Ainda por decisão da Comissão, o intervalo de 4 meses, pactuado anteriormente, permanecerá para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos. Também não há modificação para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.

Vacina da Janssen

Além disso, a partir de agora, as pessoas que receberam o imunizante da Janssen precisam tomar uma segunda dose como parte do esquema primário de proteção. A medida foi anunciada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, que que irá encaminhar aos Estados, ainda essa semana, novos quantitativos de doses da Janssen para que os municípios iniciem as aplicações de segunda dose.

“Nós vamos garantir a segunda dose de Janssen para quem tomou a primeira. São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose. Nossa expectativa é de distribuir para os municípios, neste final de semana, as doses necessárias para fazer essa segunda dose”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

As pessoas que possuem o esquema completo heterólogo (dose de Janssen somado à dose de reforço) devem procurar os pontos de vacinação a partir dos 5 meses desta última dose para recebimento de nova dose de imunobiológico (reforço), que será da Pfizer. Com as novas recomendações, a segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo mínimo de oito semanas (2 meses) após a primeira.

Para o público em geral, acima de 18 anos, a orientação do Ministério da Saúde para aplicação de dose adicional é que esta seja realizada, preferencialmente, com a Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou Astrazeneca. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) está realizando levantamento junto aos municípios do Estado sobre a necessidade do envio de novas doses de acordo com a população a ser vacinada, estoques e capacidade de armazenamento de cada território.

O Comitê ainda orientou que as cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, que realizaram ampliações em suas campanhas de reforço (a partir dos 50 anos), devem manter suas estratégias visando à vacinação do público já agendado e garantir que este receba a proteção em tempo oportuno.

600 mil com segunda dose em atraso

Ainda na reunião de pactuação com os municípios, o secretário salientou a necessidade da realização de ações que envolvam o chamamento da população para finalização de seus esquemas vacinais. “Pernambuco vai participar ativamente da Campanha de Mega Vacinação, que foi anunciada ontem pelo Ministério da Saúde, com foco nas 600 mil pessoas que hoje estão com a segunda dose atrasada, e também na intensificação da dose de reforço. ,

Essa Campanha vai acontecer de 20 a 26 de novembro e todos os municípios estarão mobilizados para garantir a oferta da segunda dose, especialmente para quem está com a dose em atraso, e para dose de reforço. "Temos que atacar os bolsões de não vacinados com segunda dose antes do nosso período de sazonalidade, previsto para os primeiros meses de 2022. É o momento de mobilizar as Unidades de Saúde da Família e agentes comunitários para ir em busca dessas pessoas”, finalizou André Longo.