Enem 2021

Tema da redação do Enem 2021 é oficialmente divulgado: veja qual o assunto

Estudantes precisam escrever redação na tarde deste domingo (21)

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 21/11/2021 às 13:33
Armin Rimoldi/ Pexels
FOTO: Armin Rimoldi/ Pexels

O Ministério da Educação divulgou oficialmente o tema da redação do Enem 2021 agora há pouco. Os milhares de alunos vão ter de escrever o texto na tarde deste domingo (21). Professores indicam que os alunos precisam escrever a redação em, no máximo, uma hora, já que também precisam responder 90 questões.

>>> AO VIVO: Pais, familiares e amigos, acompanhem aqui todas as informações e últimas notícias sobre a aplicação do ENEM em tempo real, clicando aqui.

Tema da redação do Enem

De acordo com o Ministério da Educação, o tema é: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". A informação foi divulgada primeiro no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro. Acompanhe aqui o minuto a minuto com todas as informações sobre a aplicação da prova do ENEM no Brasil.

 

Ouvido pelo portal G1, o professor de redação Thiago Braga demonstrou ter gostado do assunto. “Tema bastante importante para a sociedade brasileira, já que muitas pessoas não conseguem ter nem seu registro civil e, por isso, não conseguem acesso a direitos básicos. Um tema dentro do padrão do Enem, muito bom para os alunos e muito relevante", disse Braga.

>>> O que é cidadania? Professor explica e fala sobre cidadania no Brasil

"O registro civil garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão. Realmente, o Enem deste ano trata de um assunto basilar para o desenvolvimento da nossa sociedade, já que estamos avançando em diversas pautas sociais, mas ainda temos pessoas que são invisíveis aos olhos do Estado e de grande parte da sociedade”, acrescentou.

Para valer, a redação precisa ter, no mínimo, 7 linhas. Os alunos podem escrever até 30 linhas. Eles não podem zerar a redação, sob pena de não conseguir entrar em nenhuma faculdade, mesmo que a nota nas demais provas seja excelente.

>>> No Recife, jovem precisa amamentar filho de 5 meses, se atrasa e é barrada no portão da prova do ENEM; confira aqui.

ENEM 2021: Portões fechados no Recife
ENEM 2021: Portões fechados no Recife
Filipe Jordão/JC Imagem

>>> Quantas linhas redação deve ter?