Caso Alec Baldwin

Alec Baldwin: Um mês após morte acidental, ator tenta se recuperar, é processado por integrantes do filme e criticado por trumpistas

Alec Baldwin disparou arma que matou diretora de fotografia no set do filme Rust; ator não sabia que arma estava carregada de verdade

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 22/11/2021 às 7:27
Reprodução/Sky News
FOTO: Reprodução/Sky News

Há exatamente um mês, no dia 21 de outubro, o mundo se chocava com a informação de que o veterano ator de Hollywood Alec Baldwin matara acidentalmente uma colega de trabalho durante gravações do filme Hust. A vítima foi Halyna Hutchins, que chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Trinta dias depois, ainda é cedo para falar em superação. Baldwin está sendo processado por pelo menos dois membros da equipe de filmagem e é duramente criticado por personalidades da Direita, apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

No final do mês passado, Baldwin foi perseguido por repórteres que esperavam uma declaração do ator sobre o caso. "Não posso responder nenhuma pergunta sobre a investigação, não posso", pediu o ator. "É uma investigação em andamento. Uma mulher morreu. Ela era minha amiga", disse. No dia da morte, o ator foi fotografado chorado e desesperado na frente da delegacia onde o caso foi registrado.

Processos

Ao longo do mês de novembro, pelo menos dois integrantes da equipe de filmagens deram início a processos contra o ator, que também era produtor do filme Rust. O chefe de elétrica Serge Svetnoy , por exemplo, acusa o ator de negligência no manuseio da arma. De acordo com a denúncia, a bala que matou Halyna quase pegou no profissional, e isso acarreta nele uma grande dor emocional.

"Este dever exigia que o réu Baldwin fizesse uma dupla verificação do revólver colt com Halls ao ser manuseado para garantir que ele não contivesse munição real. Este dever exigia ainda que ele manejasse o revólver como se estivesse carregado e se abstivesse de apontá-lo para alguém", diz o documento. Serge pede indenização da produção do filme.

Outra que também entrou com processo contra Baldwin é a supervisora de roteiro de Rust, Mamie Mitchell. A acusação diz que o ator escolheu “jogar roleta russa quando disparou uma arma sem checá-la e sem que o armeiro a checasse em sua presença”, segundo informou a CNN.

“Alec Baldwin deveria ter presumido que a arma em questão estava carregada, a menos e até que fosse demonstrado a ele ou verificado por ele que não estava carregada”, acrescenta o processo.

Crítica de trumpistas

Alec Baldwin foi um grande crítico do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nos últimos anos. Mas, depois do acidente, ele virou alvo dos apoiadores de Trump.

"Na minha opinião, ele teve algo a ver com isso, mas se não for o caso, como você pega uma arma - esteja ela carregada ou não - aponta para alguém que nem está no elenco do filme... Aponta para essa pessoa, puxa o gatilho e ela morre?", disse o próprio Trump em uma entrevista. Na verdade, de acordo com o que se sabe até agora, Baldwin deveria apontar a arma em direção à câmera. Halyna estava atrás dos equipamentos.

"Espero que Alec Baldwin esteja sofrendo. O babaca provavelmente vai culpar Trump por isso, também. A lei do karma nunca falha", disse um apoiador de Trump no Twitter.

"Armas não matam gente, Alec Baldwin mata gente" são os dizeres de uma camisa vendida por trumpistas.