PANDEMIA

São Paulo já tem data para flexibilizar uso de máscara; saiba mais

Em lugares fechados e no transporte público, no entanto, a máscara continua obrigatória

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/11/2021 às 16:00
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Um estudo realizado na China comprovou que o uso contínuo da máscara está ligado ao aparecimento de espinhas - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Leitura:

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) a data para flexibilização do uso de máscara em áreas abertas no estado. A medida foi orientada pelo Comitê Científico do estado a partir de dados do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico. Em lugares fechados e no transporte público, o uso de máscara seguirá obrigatório.

Um novo decreto com as mudanças será editado e publicado no Diário Oficial de SP nas próximas semanas, informou o governador João Doria. 

>> Governo do Maranhão flexibiliza uso de máscaras em locais abertos

>> Enquanto estados e municípios começam a desobrigar máscara, diretoria da Anvisa defende uso do equipamento de proteção

>> Infectologista diz que máscaras vão ajudar a encerrar a pandemia: 'Qual é a pressa e urgência em parar de usar?'

O Estado de São Paulo tem 74,5% da população com esquema vacinal completo. “São mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos completamente imunizadas, ou seja, com duas doses do imunizante do Butantan/CoronaVac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, além da dose única da Janssen”, informou o governo, em nota.

Data para mudança 

A data para a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre será a partir de 11 de dezembro. A decisão foi amparada, também, em análise do impacto da liberação de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer. A lotação máxima está permitida desde 1º de novembro. De acordo com a secretaria de Saúde, as análises não indicaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou a necessidade de que, quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos para se imunizar.

Comentários

Mais Lidas