
Sabe aquele ditado: Deus não dá asa a cobra? Bom, no caso de um espécie isso não é empecilho para que ela não possa voar. A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.
A cobra voadora é venenosa?
Os pesquisadores explicam que, apesar de não ser muito comum, essa espécie de cobras possui um veneno classificado como baixo e também é inofensiva aos seres humanos.
Afinal, essas cobras voam?
Segundo o blog O Viral, o professor de engenharia biomédica e mecânica da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, Jake Socha, recentemente fez uma publicação apoiando a hipótese de que as ondulações no ar das cobras, na verdade, são processos cuidadosamente coordenados e altamente funcionais, que aprimoram a estabilidade dinâmica da cobra durante o seu salto.
"Eu não diria que todos os mistérios por trás disso estejam resolvidos (...) Mas temos uma grande parte do quebra-cabeça montado", disse o professor.
No entanto, o termo "cobra voadora" não define o que esse animal realmente pode fazer. De acordo com os pesquisadores da universidade, elas costumam saltar para se locomover de uma árvore para a outra.
Os cientistas da Virginia Tech, colocaram vários equipamentos de filmagem para registrar o momento exato do salto dessas cobras. Durante essa experiência, eles conseguiram capturar o salto de sete cobras dessa espécie.
Eles puderam observar que o mesmo movimento ondulante que as cobras fazem para se movimentar no chão, também são utilizados para fazer os seus saltos.
Comentários