Movimento

Psicologia em Movimento: o triunfo do fracasso

O colunista Sylvio Ferreira falou sobre o tema no programa Movimento Cultural

JC
JC
Publicado em 03/12/2021 às 0:00 | Atualizado em 07/12/2021 às 16:25
Notícia

Por mais estranho ou surpreendente que possa parecer, há pessoas que almejam o sucesso, e fazem por onde merecê-lo, mas, ao invés de alcançá-lo, acabam sempre fracassando nos seus própositos, embora elas tenham tudo para serem bem sucedidas naqueles que são os seus objetivos de vida.


Ao fracassarem, em um concurso, no exercício de uma atividade profissional, no desempenho de uma função, em um relacionamento amoroso, no plano da vida familiar, nas relações de amizade, na obtenção de uma promoção no emprego, elas se abatem e se deprimem, e se culpam pelo insucesso dos seus planos, sonhos ou motivações.


O que as levam a um grande estado de sofrimento psíquico, por terem chegado tão próximo da realização de um desejo e, ao mesmo tempo, vê-lo escapar e se desfazer como num passe de mágica. Em si, e por si, o fracasso na realização de um objetivo não se constitui num problema e é um acontecimento que poderá atingir a vida de qualquer pessoa, de diversas maneiras. Afinal, a vida é um jogo de perde e ganha.


Contudo, há casos, e não são poucos, em que as pessoas que tanto desejam a realização de um objetivo na vida, não sabem que o desejo de vencer que domina a vida delas se faz acompanhar de um outro desejo, ainda maior que o primeiro, seja lá qual for, que contraria e nega o objetivo a ser atingido.


Esse outro desejo que se opõe ou nega o anterior, é o desejo de fracassar. Atentem bem! Não estamos falando sobre o medo de fracassar, mas sobre o desejo que o fracasso aconteça. Em assim sendo, existe um lugar em nós onde aquilo que mais desejamos muito bem pode ser o que menos queremos.

E tudo faremos para nos sabotarmos, sabotando o sucesso e fazendo o fracasso triunfar em seu lugar. O compromisso dessas pessoas é com o triunfo do fracasso, não do sucesso, embora elas não se dêem conta disso.


Deste modo, o fracasso entra no lugar do sucesso, como o objetivo a ser alcançado. Por se tratar de uma questão da ordem do inconsciente, essas pessoas sofrem da síndrome do triunfo do fracasso. Quanto mais derrotadas elas forem, paradoxalmente, mais se sentem triunfantes. O que leva as pessoas a agirem assim?


E foi sobre o triunfo do fracasso que o apresentador Marcelo Araújo conversou com o psicólogo Sylvio Ferreira na coluna Psicologia em Movimento.

 

Ouça a coluna na íntegra:

 

Comentários