Pandemia

AO VIVO: Pernambuco vai autorizar Carnaval de rua? Governo pode exigir passaporte de vacina? Acompanhe coletiva com secretário de Saúde

Faltando pouco mais de dois meses para o Carnaval, foliões, artistas e empresários querem definição sobre evento

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 09/12/2021 às 14:55 | Atualizado em 09/12/2021 às 14:56
Notícia
Heudes Regis/SEI
Pernambuco teve uma redução de 15% nas solicitações de leitos de UTI, mas números ainda pedem atenção - FOTO: Heudes Regis/SEI

Faltando pouco mais de dois meses para o Carnaval, em meio ao preocupante surgimento de variantes do novo coronavírus e após o anúncio de cancelamento de eventos públicos de réveillon nas maiores cidades de Pernambuco, o que todos querem saber é: vai ter festa de rua no Carnaval do próximo ano?

A pergunta deve ser respondida pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Tecnicamente, cabe a ele a autorização ou cancelamento da festa, com base nos dados da situação epidemiológica do país e do Estado. 

>>> LEIA MAIS: Cantor Almir Rouche suplica 'Vacinem-se! Só vamos poder nos encontrar, se estiver todo mundo vacinado'

A coletiva de imprensa está marcada para às 15h desta quinta-feira (9) e contará com a participação da superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, que deve repercutir o processo de imunização contra a covid-19 em Pernambuco. 

Acompanhe a entrevista aqui:

Passaporte da vacina

Outra pergunta que deve ser respondida pelo secretário André Longo é acerca do "passaporte da vacina", um sistema que obrigaria turistas a comprovarem que receberam todas as doses necessárias no esquema vacinal. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já pediu que o Governo Federal adote a medida. O Estado de São Paulo também pressiona pela adoção do passaporte da vacina e o governador paulista, João Doria (PSDB), afirmou que, se o governo não decidir pelo passaporte até o próximo dia 15, haverá uma medida estadual neste sentido. 

...

São Paulo é a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil, mas o Estado de Pernambuco também recebe um grande quantitativo de viajantes, especialmente no verão e, consequentemente, no Carnaval. 

Até o momento, Pernambuco já confirmou 642.881 casos da doença. Desse totoal, 20.301 perderam a vida por causa da covid-19. 

Comentários