
Nas últimas semanas, uma possível chapa entre o ex-presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo, passou a ser sondada nos bastidores da política. Esta semana, a Genial/Quaest divulgou resultado de uma pesquisa que testou, pela primeira vez, a popularidade dos dois em uma possível chapa na eleição presidencial em 2022.
Adversários políticos históricos, Lula e Alckmin têm trocado elogios e gentilezas em entrevistas. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação da chapa.
Resultado da pesquisa
A pesquisa quantitativa da Genial/Quaest ouviu 2.037 entrevistados, entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais.
"Se Alckmin for vice de Lula, isso aumenta, diminui ou não muda a chance de votar em Lula?" foi o principal questionamento feito pelos entrevistadores. Veja o resultado:
- Aumenta: 12%
- Diminui: 13%
- Não muda: 64%
- Já ou nunca vota no Lula (esp): 7%
- Não sabe ou não respondeu: 4%
O que pensam os eleitores de Lula?
Ainda segundo a pesquisa, a candidatura de Alckmin como vice de Lula é mais efetiva para garantir o voto de quem já vota no ex-presidente. Entre os eleitores que declaram voto no ex-presidente petista a resposta para a mesma pergunta ("Se Alckmin for vice de Lula, isso aumenta, diminui ou não muda a chance de votar em Lula?") foi a seguinte:
- Aumenta: 20%
- Diminui: 10%
- Não muda: 65%
- Já ou nunca vota no Lula (esp): 0%
- Não sabe ou não respondeu: 5%
Comentários