Beneficiários

AUXÍLIO BRASIL: Beneficiários vão ficar em fila de espera? Nem todo mundo vai receber? STF questiona Medida Provisória

Lewandowski pede para Senado explicar texto da medida provisória do Auxílio Brasil

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/12/2021 às 10:36 | Atualizado em 16/12/2021 às 10:38
Adriano Machado/Bloomberg
Segundo o ministro da Cidadania, uma medida provisória com o intuito de unificar os programas sociais no governo em um só será publicada no início de agosto - FOTO: Adriano Machado/Bloomberg

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da Medida Provisória do Auxílio Brasil na Casa, explicassem a aprovação da MP, em especial uma emenda que permite que famílias beneficiárias sejam inscritas em uma fila para receber o auxílio.

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão da 2ª turma do STF. - Nelson Jr./SCO/STF

Eles têm 48h, contadas desde a terça-feira (14), então, o prazo deve acabar nesta quinta (16). Informações devem ser prestadas ao gabinete de Lewandowski.

>> PEC DOS PRECATÓRIOS: Foi aprovada? Vai mudar alguma coisa no Auxílio Brasil?

Pedido sobre a medida provisória do Auxílio Brasil

A decisão do ministro atende a um pedido de mandado de segurança apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e pelos deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

>> Auxílio Brasil de 400 reais: Vai sair? Quando vai ser pago? Vai ter mais beneficiários? Veja tudo sobre o Auxílio Brasil

Parlamentares alegam que o Senado modificou o texto que veio da Câmara e vinculou a concessão do benefício não apenas ao cumprimento dos critérios de elegibilidade, mas à disponibilidade de recursos no Orçamento. 

A alteração feita pelo Congresso Nacional permite a formação de filas de espera para receber o auxílio, mesmo que as famílias apresentem os requisitos para ter o benefício.

Isso porque os R$ 88 bilhões previstos para atender os inscritos não seriam suficientes bem como o fato de as concessões do auxílio terem sido atreladas à disponibilidade de recursos do Orçamento – como era com o Bolsa Família.

"Haverá a possibilidade de criação de filas de beneficiários dos programa de transferência de renda, que poderão não receber os auxílios a que têm direito com fundamento na ausência de dotações orçamentárias", dizem eles.

Medida Provisória do Auxílio Brasil foi aprovada

Editada pelo Planalto, a Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil foi aprovada pelo Senado na semana passada, após ter sido analisada pela Câmara.

Possibilidade de fila de espera do Auxílio Brasil

Durante a análise pelos senadores, porém, o texto voltou a prever a possibilidade de uma fila de beneficiários. Ou seja, não há garantias de que os assistidos pelo programa receberão o auxílio imediatamente, o que foi questionado no STF pelos parlamentares.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Programa Auxílio Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Auxílio Brasil substituiu, desde meados de novembro, o programa social criado há 18 anos, pelo governo do PT.

*Com informações do SBT News

NELSON JR./SCO/STF
SUPREMO Ministro Ricardo Lewandowski diz que processo evidencia 'franca antipatia' e 'parcialidade' em relação ao ex-presidente Lula - FOTO:NELSON JR./SCO/STF
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Programa Auxílio Brasil - FOTO:Marcello Casal Jr/Agência Brasil