ALERTA

Gripe H3N2: primeira morte no ano é confirmada em Pernambuco

Morte por gripe H3N2 foi confirmada nesta segunda-feira (20) pelo secretário estadual de Saúde, André Longo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/12/2021 às 17:49 | Atualizado em 21/12/2021 às 20:09
Notícia
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Os casos estariam associados principalmente à linhagem "Darwin" do vírus Influenza A (H3N2), que foi a cepa predominante da mais recente temporada de gripe no hemisfério Norte - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

O secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou que Pernambuco registrou a primeira morte em decorrência da gripe H3N2. A informação foi revelada durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (20).

O paciente veio a óbito nesta segunda-feira. Segundo revelou o secretário, a vítima, de 46 anos, tinha histórico de doença renal crônica.

André Longo revelou que já são 43 casos de influenza no Estado, sendo 8 graves (síndrome respiratória aguda grave - SRAG). Ele ainda afirmou que já é provável que exista transmissão comunitária do vírus Influenza A H3N2. 

Vacinação

André Longo lamentou durante a coletiva que Pernambuco não tenha alcançado a meta de vacinação contra Influenza na campanha deste ano. "É preciso reforçar a vacinação contra a Influenza. Na campanha deste ano, reforçamos que os grupos vulneráveis deveriam tomar a vacina primeiro e depois população em geral. Enviamos aos municípios 3,8 milhões de doses e 2,7 milhões foram utilizadas. Não batemos a meta de  vacinação para a Influenza. É importante que, ainda havendo vacina nos municípios, que possa se aplicar, especialmente nesse grupo prioritário", destacou o secretário.

Comentários