VACINAÇÃO

Pessoas imunossuprimidas vão receber a quarta dose da vacina contra a covid-19

Imunossuprimidos são aqueles que tem a imunidade comprometida por alguma doença ou tratamento médico

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 20/12/2021 às 21:05
Notícia
Janaína Pepeu
Pessoas que fazem tratamento de câncer, hemodiálise, pessoas com HIV, transplantados e usuários de medicamentos de uso contínuo e controlado tomarão a quarta dose da vacina contra a covid-19 - FOTO: Janaína Pepeu

Pessoas imunossuprimidas vão receber a quarta dose de vacina contra a covid-19 aqui no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Vale para quem tem mais de 18 anos e tenha recebido a dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Os imunossuprimidos são aqueles que tem a imunidade comprometida por alguma doença ou tratamento médico. É o caso das pessoas que fazem tratamento de câncer, hemodiálise, pessoas com HIV, transplantados e usuários de medicamentos de uso contínuo e controlado, como corticoides.

.

A nota técnica do Ministério da Saúde divulgada nessa segunda-feira traz também a antecipação do intervalo na aplicação entre a segunda dose e a dose de reforço para quem tem mais de 18 anos. Segundo a nota técnica, essa redução foi adotada após alguns critérios observados no cenário da covid-19 no país, como o avanço da variante Ômicron, que já tem transmissão comunitária em São Paulo.

VACINAS

Para os imunizados com Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, a dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. Quem foi vacinado com o imunizante da Janssen deve receber a dose do mesmo fabricante, com pelo menos 2 meses de intervalo da dose única.

Brasília, Goiânia e Salvador são algumas das cidades onde as pessoas já podem procurar os postos de vacinação a partir desta terça-feira para a dose de reforço.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 39 milhões de doses para aplicação do reforço e mais de 15 milhões de brasileiros já receberam a dose adicional.

Comentários