SAÚDE

A vacina da gripe protege contra a H3N2? Onde tomar a vacina da gripe? Tire todas as suas dúvidas

Esclarecemos algumas das perguntas mais feitas ao Google sobre o assunto

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 22/12/2021 às 16:28 | Atualizado em 22/12/2021 às 16:43
Ted ALJIBE/AFP
Até o momento, 3,78 milhões receberam o reforço extra da quarta dose - FOTO: Ted ALJIBE/AFP

Especialistas atrelam como principal causa dos surtos causados pelo vírus influenza A H3N2 pela baixa cobertura da vacinação contra a gripe neste ano, devido à pandemia da covid-19. Por enquanto, cinco estados - Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná - já registraram mortes pela doença. Isso fez com que a população se atentasse para a necessidade de manter a caderneta de imunização em dia, e procurassem se proteger.

Abaixo, o JC esclareceu algumas das perguntas mais feitas ao Google sobre o assunto.

O que é a vacina da influenza?

A vacina protege contra a Influenza (gripe), doença viral aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar.

Onde tomar a vacina da gripe?

Importante checar nas plataformas oficiais da Prefeitura da sua cidade onde estão os pontos de vacinação. No Recife, são há 150 salas de vacina por todos os locais, além de postos montados em cinco shoppings da cidade. Em Olinda, a vacina contra influenza está disponível em todas as unidades de atenção básica e policlínicas da rede de saúde do município. O imunizante também pode ser encontrado em clínicas particulares de vacinação.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Em 2021, o Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para todas as idades, incluindo bebês e crianças com idade superior a 6 meses.

O que levar para tomar a vacina da gripe? O que precisa?

Leve a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde. A população que ainda não estiver pré-cadastrada no SIPNI ou em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) pode apresentar um documento de identificação. Procure um serviço de vacinação do seu município para informações sobre o comprovante a ser apresentado.

O que acontece se tomar a vacina da gripe gripado?

Segundo os médicos, pessoas gripadas não devem receber a vacina da gripe. A orientação está relacionada a possíveis efeitos colaterais da aplicação do imunizante. Isto é, caso a pessoa esteja doente, receba a vacina e tenha uma mudança de sintomas, fica difícil que o médico saiba se a doença está se agravando ou se os sintomas são um efeito natural do corpo reagindo ao recebimento da injeção.

A vacina da gripe protege contra o que? É eficiente contra a H3N2?

A cada ano, as vacinas disponibilizadas nas campanhas de imunização sofrem atualizações para proteger contra as variantes que vão surgindo. O problema é que, quando a nova variante da H3N2 foi identificada, as vacinas usadas neste já haviam sido desenvolvidas. Portanto, elas não protegem exatamente contra a H3N2 Darwin. Apesar disso, a vacina "ajuda a pelo menos reduzir hospitalização", diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), ao portal UOL. "Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então a vacina tem alguma proteção."  

Quem não pode tomar vacina da gripe?

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses
subsequentes.

Quando posso tomar a vacina da gripe?

Uma nota técnica do Ministério da Saúde, publicada em setembro deste ano, afirma que não há necessidade de aguardar um intervalo mínimo entre as vacinas de Covid-19 e as demais utilizadas no Brasil. Antes disso, era indicado 14 dias de intervalo.

Pode beber depois da vacina da gripe?

A Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) declarou que a vacina contra a gripe não reprova a ingestão de bebidas alcoólicas, e que não traz aumento do risco de eventos adversos ou interferência na resposta imunológica. No entanto, vale ressaltar que o uso abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.