Funcionamento

Os bancos vão abrir hoje, 24 de dezembro? Qual o horário dos bancos hoje, véspera de Natal?

O funcionamento dos bancos é alterado hoje, por causa da Véspera de Natal. Confira o horário de funcionamento dos bancos neste fim de ano

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 24/12/2021 às 8:50 | Atualizado em 24/12/2021 às 18:46
Notícia
Marcelo Camargo/ABr
Agência da Caixa Econômica Federal - FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Nesta sexta-feira, 24 de dezembro, é véspera de Natal, e muita gente está querendo saber se os bancos abrem hoje e qual é o horário de funcionamento dos bancos hoje, já que é praticamente feriado.

No Brasil, o dia 24 de dezembro é ponto facultativo, até as 14h. Assim, se você quer saber sobre o funcionamento dos bancos neste Natal e também no Ano Novo, confira abaixo todos os detalhes sobre os esquemas de funcionamento dos bancos para este fim de ano.

Os bancos abrem hoje? Qual o horário dos bancos na véspera de Natal?

Confira abaixo o horário de atendimento ao público nos bancos, nesta sexta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal:

  • Estados com horário igual ao de Brasília - 9h às 11h (horário local) e 9h às 11h (horário de Brasília)
  • Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília - 8h às 10h (horário local) e 9h às 11h (horário de Brasília)
  • Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília - 8h às 10h (horário local) e 10h às 12h (horário de Brasília)

Horário de funcionamento dos bancos neste fim de ano

Os bancos abrem em horário especial nesta sexta-feira, 24 de dezembro, véspera do Natal. No dia 31 de dezembro, próxima sexta-feira, as instituições financeiras ficam fechadas, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.

Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano novo, que, por sinal, caem em sábados, neste fim de ano.

Portanto, o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro (quinta-feira).

Canais de atendimento dos bancos nos feriados

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Como pagar contas nos feriados? É obrigatório?

Os carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Com informações da Agência Brasil

Comentários