Tragédia na Bahia

Chuvas na Bahia: Por que está chovendo tanto? Qual a previsão do tempo? Veja últimas notícias

Mais de 70 cidades estão em estado de emergência, e 18 pessoas morreram desde o início da crise na Bahia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 27/12/2021 às 8:15 | Atualizado em 27/12/2021 às 8:18
Notícia
Agência Brasil
Chuva causou tragédia na Bahia - FOTO: Agência Brasil

A Bahia segue sofrendo os efeitos do grande volume de chuvas que se abate contra o estado desde novembro. Na manhã desta segunda-feira (27), pelo menos 72 cidades estão em estado de emergência - isso representa 17,2% do total de municípios baianos, segundo o jornal Correio da Bahia. 

Por que está chovendo tanto na Bahia?

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria, as chuvas estão associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, um fenômeno que acontece anualmente, mas que está sendo intensificado pelo La Niña.

“É um grande corredor de umidade que fica sobre o Estado, passando pelo oeste, Vale do São Francisco, sudoeste e sul. Este ano, por conta da maior influência do La Niña, esse fenômeno está intensificado e mais frequente, provocando chuvas mais volumosas e com maior duração”, explicou em entrevista ao Correio. 

Vai continuar chovendo na Bahia?

A boa notícia é que, segundo o Inmet, as chuvas devem seguir, mas com um volume bem menor a partir desta segunda-feira (27). A previsão do tempo para este início de semana é de céu encoberto e pancadas de chuva entre a região central e sul da Bahia. 

Vídeo mostra idoso sendo resgatado na Bahia

Últimas notícias

Até a noite do domingo (26), as autoridades baianas já haviam confirmado 18 mortes causadas pelas chuvas. Entre o sábado e o domingo, o número de cidades em estado de emergência subiu de 25 para 72. Desse total, 58 estão em estado de crise, em função de enchentes. 

16 mil pessoas estão desabrigadas, e 19.580 estão desalojados. O número de feridos segue em 286. Segudno o governo estadual, mais de 430 mil pessoas estão sendo afetadas de alguma forma. 

No domingo, os governos de Pernambuco e do Maranhão se colocaram à disposição para ajudar a Bahia

Comentários