
A Bahia segue sofrendo os efeitos do grande volume de chuvas que se abate contra o estado desde novembro. Na manhã desta segunda-feira (27), pelo menos 72 cidades estão em estado de emergência - isso representa 17,2% do total de municípios baianos, segundo o jornal Correio da Bahia.
Por que está chovendo tanto na Bahia?
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria, as chuvas estão associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, um fenômeno que acontece anualmente, mas que está sendo intensificado pelo La Niña.
“É um grande corredor de umidade que fica sobre o Estado, passando pelo oeste, Vale do São Francisco, sudoeste e sul. Este ano, por conta da maior influência do La Niña, esse fenômeno está intensificado e mais frequente, provocando chuvas mais volumosas e com maior duração”, explicou em entrevista ao Correio.
Vai continuar chovendo na Bahia?
A boa notícia é que, segundo o Inmet, as chuvas devem seguir, mas com um volume bem menor a partir desta segunda-feira (27). A previsão do tempo para este início de semana é de céu encoberto e pancadas de chuva entre a região central e sul da Bahia.
Vídeo mostra idoso sendo resgatado na Bahia
Ver essa foto no Instagram
Últimas notícias
Até a noite do domingo (26), as autoridades baianas já haviam confirmado 18 mortes causadas pelas chuvas. Entre o sábado e o domingo, o número de cidades em estado de emergência subiu de 25 para 72. Desse total, 58 estão em estado de crise, em função de enchentes.
Ver essa foto no Instagram
16 mil pessoas estão desabrigadas, e 19.580 estão desalojados. O número de feridos segue em 286. Segudno o governo estadual, mais de 430 mil pessoas estão sendo afetadas de alguma forma.
No domingo, os governos de Pernambuco e do Maranhão se colocaram à disposição para ajudar a Bahia.
Comentários