RÉVEILLON

Já é 2022 nesses países! Veja os locais onde já é ano novo

Alguns países já viraram a página do calendário e o ano novo já nasceu

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 31/12/2021 às 12:20 | Atualizado em 31/12/2021 às 12:25
Notícia
Pixabay
Substantivo masculino de origem francesa, a palavra réveillon vem do termo réveiller - FOTO: Pixabay

Com informações do JC Online*

Ainda faltam algumas horas para 2022 no Brasil, mas em alguns países o ano novo já nasceu. A forma esférica da Terra e o movimento de rotação realizado pelo planeta possibilitam que a mudança no calendário ocorra em horários diferentes em várias partes do mundo. 

Confira abaixo os países em que já foi comemorado o réveillon:

Kiribati e Samoa

Divulgação
Kiribati - Divulgação

Localizados no Pacífico Central, os dois países insulares são os primeiros lugares povoados do mundo a se despedirem de 2021. Quando os ponteiros indicaram 0h de 1º de janeiro de 2022 no Kiribati e em Samoa, no Brasil o relógio ainda marcava 8h de 31 de dezembro de 2021 (horário de Brasília). Ou seja, os países celebram o réveillon 16 horas antes de nós. 

Curiosamente, Samoa passou a celebrar o Ano Novo tão cedo desde 2011, quando decidiu "pular" o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos horários da Austrália e da Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais. Antes disso o país era um dos últimos a sair do ano velho.

Auckland, Nova Zelândia

Divulgação
Auckland - Divulgação

A maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano em todo o mundo, apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa. Em 2022, a cidade celebrou a chegada do novo ano com o tradicional show de luzes.

Este ano, o evento foi nomeado de "Auckland está chamando", em referência à cidade ser um dos primeiros lugares do mundo a virar o calendário.

Leste da Austrália

DIVULGAÇÃO
Sydney, na Austrália - DIVULGAÇÃO

Já no leste australiano a chegada de 2022 foi comemorada uma hora após Auckland, ou seja, 10h no horário de Brasília. Este ano, uma queima de fogos menor foi realizada horas antes, às 21h (horário local, em Sydney), antes do show pirotécnico principal.  

Comentários