BUSCAS

Beleza: confira os 10 temas mais procurados pelos brasileiros em 2021

Saiba o que as pessoas mais pesquisaram sobre beleza no Google neste ano

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 31/12/2021 às 15:15
Notícia
REPRODUÇÃO/PEXELS
Beleza é um tópico importante para muitos internautas - FOTO: REPRODUÇÃO/PEXELS

Ano vai, ano vem, mas algumas coisas não mudam. É o caso da busca por termos relacionados à beleza. O que talvez mude de um ano para o outro é o conteúdo mais frequente das pesquisas. Confira as buscas relacionadas à beleza no Google que estiveram em alta em 2021:

Unhas decoradas

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Unhas em gel - REPRODUÇÃO/PIXABAY

Liderando as buscas de beleza no Google, a temática unhas decoradas parece não sair do dia a dia de muitas pessoas, principalmente das mulheres. O termo relacionado mais pesquisado no ano foi sobre as tendências de unhas de fibra de vidro decoradas para 2021, o que mostra que a questão vai além da vaidade: é também estar a par da moda.

As buscas também mostram a dúvida sobre qual material é o melhor para o alongamento de unha. Apesar da popularização das unhas em gel, muitas pessoas procuraram também o custo/benefício da aplicação de unhas de fibra de vidro e de acrigel.

Favoritismos podem ser apontados de acordo com a busca, como o material de decoração de unhas madrepérola - substância calcária à base de nácar que reveste a parte interna de uma concha - e as cores pastel e turquesa.

Ácido hialurônico

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Popularmente chamada de pé de galinha, as rugas ao redor dos olhos são mais comuns entre as pessoas mais velhas - REPRODUÇÃO/PIXABAY

O segundo tema mais buscado da seção pode parecer um pouco estranho para quem não o conhece. Apesar do nome - que lembra uma combinação de elementos químicos que aprendemos na escola -, o ácido hialurônico não é uma substância corrosiva criada em laboratório. Na verdade, ele é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Mas, com o passar do tempo, sua produção diminui, de forma que ele precisa ser reposto através de tratamentos.

Exemplos claros da baixa de ácido hialurônico no corpo são o surgimento de rugas e de linhas de expressão. Através de cremes ou cápsulas, é possível suavizar essas marcas provocadas pela idade, além de diminuir a flacidez da pele e aumentar o volume de bochechas e lábios. Entre as buscas mais frequentes estão o hidratante labial da Carmed e o shampoo preenchedor da L'Oréal Elseve.

A preocupação com o ácido hialurônico pode não ser tão popular entre os pernambucanos, visto que o Estado aparece em 22º lugar entre os que pesquisaram sobre o ativo.

Cabelo curto

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Deborah Secco de cabelo curto - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Fechando a trinca dos temas de beleza mais pesquisados no Google, temos a primeira coisa que vem à mente dos pernambucanos com a chegada do verão: cabelo curto. O pico de buscas por cabelos curtos foi na terceira semana de dezembro, a poucos dias da estação favorita dos brasileiros.

Apesar de deter a patente do aforismo “um sol para cada cabeça”, Pernambuco não aparece entre os estados que mais pesquisaram sobre cabelos curtos. O Estado está, na verdade, no 14º lugar. Liderando a lista estão Acre, Rondônia e Amapá.

Mas a questão vai além do calor: muita gente pensou em inovar o visual levando em consideração o que está na moda. O termo “cortes de cabelo curto feminino curto 2021”, por exemplo, teve um aumento de 4.550% no Google. Cortes de cabelos cacheados também tiveram um aumento repentino.

Alopecia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ex-BBB Lucas Koka Penteado sofre da perda de cabelo - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Outra questão que chamou a atenção dos brasileiros em 2021 foi a alopecia. O termo se refere a uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo, podendo estar associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e alergias.

A condição atinge uma das personalidades que mais esteve sob holofotes neste ano, o artista e ex-BBB Lucas Koka Penteado. As falhas no cabelo do ator não passaram despercebidas pelos espectadores do BBB 21: o nome dele é um dos termos mais buscados relacionados à condição.

Os pernambucanos aparecem em quarto lugar na lista de estados que mais buscaram sobre o tema, ficando atrás apenas de Tocantins, Sergipe e do Distrito Federal.

Piercing no umbigo

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Piercing no umbigo - REPRODUÇÃO/PIXABAY

Há quem diga que as tendências dos anos 2000 estão voltando. Independentemente de estarem voltando ou não, muitos internautas pesquisaram sobre uma das febres do início do século: o piercing no umbigo.

Perguntas básicas sobre a adaptação estiveram nas principais pesquisas relacionadas ao tema, como “quanto tempo demora a cicatrização do piercing no umbigo?” e “é normal sair pus do piercing no umbigo?”.

Entre os assuntos relacionados também estão buscas sobre o material do piercing (titânio e joia), pomadas e antissépticos para cicatrização, além da preocupação com granuloma - um tipo de inflamação. Houve até quem estivesse disposto a ousar: na liderança das pesquisas está o termo “dois piercings no umbigo”.

Penteados

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Penteado de cabelo - REPRODUÇÃO/PIXABAY

Com a retomada de eventos devido à redução de casos de covid-19 no Brasil, muitas pessoas foram em busca de looks e penteados para “dar as caras” com estilo. Penteados para madrinhas, daminhas de honra e noivas estiveram entre os mais buscados.

Quanto aos eventos mais buscados nos quais esses penteados seriam usados estão: primeira comunhão, formatura e casamento.

Uma personalidade que fez muitos brasileiros pesquisarem sobre penteados no Google foi a cantora Any Gabrielly, do Now United. Os penteados da artista inspiraram e viraram até conteúdo para vídeos tutoriais no Youtube.

Paleta de cores

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Maquiagem - REPRODUÇÃO/PIXABAY

Talvez você já tenha escutado alguém falando sobre descobrir uma “paleta de cores” que combine mais, a do ano ou a da moda. Curiosos sobre isso, internautas tornaram “paleta de cores” um dos termos mais buscado no Google em 2021.

De acordo com a lista de pesquisas mais frequentes relacionadas ao tema, muitas pessoas estiveram preocupadas com as cores em tendência nas estações, como “paleta de cores outono profundo” e “paleta de cores inverno profundo”. As cores remetem a roupas e maquiagem.

Quanto à maquiagem, o Google detectou que os internautas tiveram, no mínimo, curiosidade sobre os produtos da linha Bruna Tavares. O nome da linha aparece duas vezes na lista de assuntos relacionados à paleta de cores mais pesquisados.

Muitas pessoas também tentaram descobrir sua paleta de cores. A pesquisa, que está entre as mais frequentes relacionadas ao tema, leva o internauta a uma série de testes e orientações para encontrar a combinação perfeita.

Apesar de estar listada na temática beleza, a seção paleta de cores aparece com pesquisas relacionadas à pintura de casa e design de interiores.

Maquiagem simples 

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Maquiagem de caveira mexicana - REPRODUÇÃO/PIXABAY

A retomada de eventos não movimentou apenas as buscas por penteados, mas também por maquiagens. E o que não faltou foi gente buscando por inspirações e tutoriais simples, provavelmente para fazer sozinha em casa.

Entre as pesquisas mais frequentes em 2021 sobre maquiagem no Google, o Halloween teve destaque. “Maquiagem halloween feminina simples” e “maquiagem halloween simples e fácil infantil” lideram as buscas. O período entre os dias 24 e 30 de outubro (semana anterior ao Halloween) foi o ápice das pesquisas.

Inspirações como a personagem Noiva-Cadáver, de caveira mexicana e de bruxa também estiveram no centro dos interesses dos internautas. Essas figuras se tornaram mais relevantes principalmente devido aos vídeos de maquiagem em aplicativos como o TikTok.

Mas as pesquisas por maquiagens simples não se restringiram ao Halloween. Houve também muitas buscas sobre como aplicar cílios postiços e maquiar a pálpebra do olho. Quanto às ocasiões, internautas estiveram procurando por dicas de maquiagem simples para formatura e casamentos.

Lash lifting

REPRODUÇÃO/PIXABAY
Cílios - REPRODUÇÃO/PIXABAY

A aplicação de cílios postiços não foi o único interesse dos internautas para dar um “up” nos cílios. A busca por lash lifting teve um aumento significativo em 2021, entrando nas buscas mais frequentes na seção de beleza. A técnica consiste na aplicação de produtos especiais que levantam, curvam e alinham os cílios, criando o efeito de alongamento da raiz até a ponta e pode durar semanas.

Muitos internautas ficaram curiosos sobre a técnica e pesquisaram informações básicas, como o valor do procedimento e quanto tempo dura o efeito.

Algumas pessoas cogitaram até fazer o procedimento em casa e pesquisaram sobre kits de lash lifting. A busca leva a listas de sites que vendem kits e vídeos sobre custo/benefício de marcas e como aplicar.

Liderando os locais interessados na pesquisa estão Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Pernambuco aparece em 15º na lista de estados que buscaram o termo.

Design de sobrancelha

REPRODUÇÃO/PEXELS
Sobrancelhas - REPRODUÇÃO/PEXELS

Fechando o top 10 da seção de beleza, temos o famoso design de sobrancelhas. E para caprichar no design, os internautas não hesitaram em buscar por pigmentos, alongamento e salões especializados em sobrancelhas.

Houve até buscas por fichas “anamnese de sobrancelha”. Nela, o cliente conta todas as informações de saúde necessárias para o procedimento, como o grau de queda de cabelo, se está grávida ou amamentando ou é alérgica a henna - material utilizado por alguns designers de sobrancelha.

Pernambuco aparece liderando os estados que mais pesquisaram sobre o tema. Em seguida, aparecem Pará e Paraíba.

Surpreendendo o senso comum, a líder das pesquisas relacionadas com maior número de buscas foi “design de sobrancelha masculina”. Em segundo lugar, aparece “cursos design de sobrancelha”.

Comentários