Ano vai, ano vem, mas algumas coisas não mudam. É o caso da busca por termos relacionados à beleza. O que talvez mude de um ano para o outro é o conteúdo mais frequente das pesquisas. Confira as buscas relacionadas à beleza no Google que estiveram em alta em 2021:
Unhas decoradas
Liderando as buscas de beleza no Google, a temática unhas decoradas parece não sair do dia a dia de muitas pessoas, principalmente das mulheres. O termo relacionado mais pesquisado no ano foi sobre as tendências de unhas de fibra de vidro decoradas para 2021, o que mostra que a questão vai além da vaidade: é também estar a par da moda.
As buscas também mostram a dúvida sobre qual material é o melhor para o alongamento de unha. Apesar da popularização das unhas em gel, muitas pessoas procuraram também o custo/benefício da aplicação de unhas de fibra de vidro e de acrigel.
Favoritismos podem ser apontados de acordo com a busca, como o material de decoração de unhas madrepérola - substância calcária à base de nácar que reveste a parte interna de uma concha - e as cores pastel e turquesa.
Ácido hialurônico
O segundo tema mais buscado da seção pode parecer um pouco estranho para quem não o conhece. Apesar do nome - que lembra uma combinação de elementos químicos que aprendemos na escola -, o ácido hialurônico não é uma substância corrosiva criada em laboratório. Na verdade, ele é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Mas, com o passar do tempo, sua produção diminui, de forma que ele precisa ser reposto através de tratamentos.
Exemplos claros da baixa de ácido hialurônico no corpo são o surgimento de rugas e de linhas de expressão. Através de cremes ou cápsulas, é possível suavizar essas marcas provocadas pela idade, além de diminuir a flacidez da pele e aumentar o volume de bochechas e lábios. Entre as buscas mais frequentes estão o hidratante labial da Carmed e o shampoo preenchedor da L'Oréal Elseve.
A preocupação com o ácido hialurônico pode não ser tão popular entre os pernambucanos, visto que o Estado aparece em 22º lugar entre os que pesquisaram sobre o ativo.
Cabelo curto
Fechando a trinca dos temas de beleza mais pesquisados no Google, temos a primeira coisa que vem à mente dos pernambucanos com a chegada do verão: cabelo curto. O pico de buscas por cabelos curtos foi na terceira semana de dezembro, a poucos dias da estação favorita dos brasileiros.
Apesar de deter a patente do aforismo “um sol para cada cabeça”, Pernambuco não aparece entre os estados que mais pesquisaram sobre cabelos curtos. O Estado está, na verdade, no 14º lugar. Liderando a lista estão Acre, Rondônia e Amapá.
Mas a questão vai além do calor: muita gente pensou em inovar o visual levando em consideração o que está na moda. O termo “cortes de cabelo curto feminino curto 2021”, por exemplo, teve um aumento de 4.550% no Google. Cortes de cabelos cacheados também tiveram um aumento repentino.
Alopecia
Outra questão que chamou a atenção dos brasileiros em 2021 foi a alopecia. O termo se refere a uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo, podendo estar associada a doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e alergias.
A condição atinge uma das personalidades que mais esteve sob holofotes neste ano, o artista e ex-BBB Lucas Koka Penteado. As falhas no cabelo do ator não passaram despercebidas pelos espectadores do BBB 21: o nome dele é um dos termos mais buscados relacionados à condição.
Os pernambucanos aparecem em quarto lugar na lista de estados que mais buscaram sobre o tema, ficando atrás apenas de Tocantins, Sergipe e do Distrito Federal.
Piercing no umbigo
Há quem diga que as tendências dos anos 2000 estão voltando. Independentemente de estarem voltando ou não, muitos internautas pesquisaram sobre uma das febres do início do século: o piercing no umbigo.
Perguntas básicas sobre a adaptação estiveram nas principais pesquisas relacionadas ao tema, como “quanto tempo demora a cicatrização do piercing no umbigo?” e “é normal sair pus do piercing no umbigo?”.
Entre os assuntos relacionados também estão buscas sobre o material do piercing (titânio e joia), pomadas e antissépticos para cicatrização, além da preocupação com granuloma - um tipo de inflamação. Houve até quem estivesse disposto a ousar: na liderança das pesquisas está o termo “dois piercings no umbigo”.
Penteados
Com a retomada de eventos devido à redução de casos de covid-19 no Brasil, muitas pessoas foram em busca de looks e penteados para “dar as caras” com estilo. Penteados para madrinhas, daminhas de honra e noivas estiveram entre os mais buscados.
Quanto aos eventos mais buscados nos quais esses penteados seriam usados estão: primeira comunhão, formatura e casamento.
Uma personalidade que fez muitos brasileiros pesquisarem sobre penteados no Google foi a cantora Any Gabrielly, do Now United. Os penteados da artista inspiraram e viraram até conteúdo para vídeos tutoriais no Youtube.
Paleta de cores
Talvez você já tenha escutado alguém falando sobre descobrir uma “paleta de cores” que combine mais, a do ano ou a da moda. Curiosos sobre isso, internautas tornaram “paleta de cores” um dos termos mais buscado no Google em 2021.
De acordo com a lista de pesquisas mais frequentes relacionadas ao tema, muitas pessoas estiveram preocupadas com as cores em tendência nas estações, como “paleta de cores outono profundo” e “paleta de cores inverno profundo”. As cores remetem a roupas e maquiagem.
Quanto à maquiagem, o Google detectou que os internautas tiveram, no mínimo, curiosidade sobre os produtos da linha Bruna Tavares. O nome da linha aparece duas vezes na lista de assuntos relacionados à paleta de cores mais pesquisados.
Muitas pessoas também tentaram descobrir sua paleta de cores. A pesquisa, que está entre as mais frequentes relacionadas ao tema, leva o internauta a uma série de testes e orientações para encontrar a combinação perfeita.
Apesar de estar listada na temática beleza, a seção paleta de cores aparece com pesquisas relacionadas à pintura de casa e design de interiores.
Maquiagem simples
A retomada de eventos não movimentou apenas as buscas por penteados, mas também por maquiagens. E o que não faltou foi gente buscando por inspirações e tutoriais simples, provavelmente para fazer sozinha em casa.
Entre as pesquisas mais frequentes em 2021 sobre maquiagem no Google, o Halloween teve destaque. “Maquiagem halloween feminina simples” e “maquiagem halloween simples e fácil infantil” lideram as buscas. O período entre os dias 24 e 30 de outubro (semana anterior ao Halloween) foi o ápice das pesquisas.
Inspirações como a personagem Noiva-Cadáver, de caveira mexicana e de bruxa também estiveram no centro dos interesses dos internautas. Essas figuras se tornaram mais relevantes principalmente devido aos vídeos de maquiagem em aplicativos como o TikTok.
Mas as pesquisas por maquiagens simples não se restringiram ao Halloween. Houve também muitas buscas sobre como aplicar cílios postiços e maquiar a pálpebra do olho. Quanto às ocasiões, internautas estiveram procurando por dicas de maquiagem simples para formatura e casamentos.
Lash lifting
A aplicação de cílios postiços não foi o único interesse dos internautas para dar um “up” nos cílios. A busca por lash lifting teve um aumento significativo em 2021, entrando nas buscas mais frequentes na seção de beleza. A técnica consiste na aplicação de produtos especiais que levantam, curvam e alinham os cílios, criando o efeito de alongamento da raiz até a ponta e pode durar semanas.
Muitos internautas ficaram curiosos sobre a técnica e pesquisaram informações básicas, como o valor do procedimento e quanto tempo dura o efeito.
Algumas pessoas cogitaram até fazer o procedimento em casa e pesquisaram sobre kits de lash lifting. A busca leva a listas de sites que vendem kits e vídeos sobre custo/benefício de marcas e como aplicar.
Liderando os locais interessados na pesquisa estão Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Pernambuco aparece em 15º na lista de estados que buscaram o termo.
Design de sobrancelha
Fechando o top 10 da seção de beleza, temos o famoso design de sobrancelhas. E para caprichar no design, os internautas não hesitaram em buscar por pigmentos, alongamento e salões especializados em sobrancelhas.
Houve até buscas por fichas “anamnese de sobrancelha”. Nela, o cliente conta todas as informações de saúde necessárias para o procedimento, como o grau de queda de cabelo, se está grávida ou amamentando ou é alérgica a henna - material utilizado por alguns designers de sobrancelha.
Pernambuco aparece liderando os estados que mais pesquisaram sobre o tema. Em seguida, aparecem Pará e Paraíba.
Surpreendendo o senso comum, a líder das pesquisas relacionadas com maior número de buscas foi “design de sobrancelha masculina”. Em segundo lugar, aparece “cursos design de sobrancelha”.
Comentários