Tristeza

Japa Rua, artista assassinado no Recife, é enterrado sob forte comoção: 'Por que essa violência toda com meu menino?', questiona pai

Japa Rua tinha 25 anos e foi assassinado no Centro do Recife

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 09/01/2022 às 12:59
Reprodução/Instagram
SANTO AMARO Japa Rua não percebeu que havia sido esfaqueado - FOTO: Reprodução/Instagram

O enterro de Japa Rua, artista assassinado no Centro do Recife aconteceu neste domingo (9), no Cemitério da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

O assassinato de Japa Rua gerou revolta entre movimentos sociais, pela morte precoce de um jovem negro que lutava por justiça social.

Gabriel Ferreira/ JC Imagem
O sepultamento de Japa Rua aconteceu na manhã deste domingo (9) - Gabriel Ferreira/ JC Imagem

Revoltado, Luciano Izidio de Melo Silva, pai de Japa Rua, diz que quer justiça pelo filho, a mesma justiça que se daria a um jovem branco que enfrentasse a mesma situação.

"Por que essa violência toda com o meu menino? Ele era calmo. Onde chegava todo mundo gostava dele. Menino muito bom, nota 10. Eu vou atrás. Eu quero justiça para o meu filho. Não vai ficar impune. Quem fez isso vai ter que pagar, com certeza", afirmou o pai de Japa Rua, em entrevista.

 

Revolta pela morte de Japa Rua

Nas redes sociais, movimentos do hip hop divulgaram uma nota pedindo justiça pela morte do rapaz:

"O assassinato de Japa sinaliza como a cidade do Recife se importa com as vidas negras, principalmente numa rua que é extremamente simbólica por ser frequentada por grande parte da branquitude recifense. Nos perguntamos como teria sido a comoção e intervenção se o mesmo tivesse ocorrido com um jovem branco de classe média que frequenta esses mesmos bares", escreve o movimento.

Quem era Japa Rua?

Japa Rua, de 25 anos, foi esfaqueado e morreu após uma discussão na Rua Mamede Simões, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. 

Andreyvson Richard da Silva, Japa Rua, era conhecido por seu trabalho pela cidade, recitando poesias nas ruas e no transporte público.

Ele também participava de grupos de grafitagem e de batalhas de hip-hop. Japa Rua deixou um filho de 2 anos de idade,

Morte de Japa Rua

De acordo com testemunhas, por volta das 23h30 da quinta-feira (6), Japa teria se envolvido em uma discussão com o agressor, que fugiu.

O artista teria chegado a correr atrás dele, mas voltou e sentou na cadeira de um dos bares da rua, percebendo que estava ferido.

Testemunhas informaram ainda que uma pessoa amiga colocou uma camisa no ferimento para estancar o sangue, e Japa foi socorrido em um carro particular para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e morreu, na madrugada da sexta-feira (7).

Gabriel Ferreira/ JC Imagem
Japa Rua foi assassinado na Rua Mamede Simões - Gabriel Ferreira/ JC Imagem

Investigação da morte de Japa Rua

A Polícia Civil informou, em nota, que as investigações do caso foram iniciadas. Até a publicação desta matéria nenhum suspeito havia sido preso.

 

Gabriel Ferreira/ JC Imagem
O sepultamento de Japa Rua aconteceu na manhã deste domingo (9) - FOTO:Gabriel Ferreira/ JC Imagem
Gabriel Ferreira/ JC Imagem
Japa Rua foi assassinado na Rua Mamede Simões - FOTO:Gabriel Ferreira/ JC Imagem