TRISTEZA

Chuvas deixam mais de 40,8 mil desalojados no Brasil; saiba últimas notícias

Em Minas Gerais, 562 pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas nas últimas 24h.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 09/01/2022 às 18:24
ISAC NÓBREGA/PR
Já são 116 municípios afetados e o número de cidades que decretaram situação de emergência chega a 100 - FOTO: ISAC NÓBREGA/PR

Os recentes incidentes causados pelas chuvas no Brasil já afetaram cerca de 851 mil pessoas. Transtornos como enchentes e deslizamentos, por sua vez, resultaram no desalojamento de mais de 40,8 mil cidadãos.

Na Bahia, região mais afetada pelos temporais, o número de municípios prejudicados chegou a 176, sendo que 165 cidades decretaram situação de emergência.

>Capitólio: Sobe para 10 o número de mortos em tragédia; veja últimas notícias

No total, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, 850.424 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Destes, 26.607 estão desabrigados, enquanto 61.516 permanecem desalojados. O número de óbitos segue em 26 e o de feridos, 520.

Em Minas Gerais, o período chuvoso fez com que pelo menos 17 mil pessoas saíssem de casa. Ao todo, 13.723 cidadãos estão desalojados e 3.374, desabrigados.

Mais de 120 municípios estão em estado de emergência e pelo menos dez cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Brumadinho, Nova Lima e Sabará, sofrem com novas enchentes neste domingo (9.jan).

Já em Tocantins, o boletim diário das enchentes e inundações, divulgado também pela Defesa Civil, apontou que o número de desalojados atingiu 522, enquanto 328 estão desabrigados e seguem em abrigos públicos disponibilizados pelo governo.

O Estado vem sofrendo com grandes volumes de chuva desde o fim de dezembro de 2021 e já contabiliza 32 municípios afetados.

Os temporais também atingiram regiões do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura da capital carioca, em três dias, foram atendidos 130 chamados em decorrência das chuvas e 16 imóveis foram interditados.

Várias cheias também foram registradas em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, deixando 37 desalojados e sete desabrigados.

Capitólio

Na tarde deste domingo (9), o Corpo de Bombeiros informou que mais dois corpos foram localizados depois da queda de um paredão no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais. Com isso, o número de mortos chegou a dez.

Além disso, foi informado que as equipes não trabalham mais com possibilidade de pessoas desaparecidas.