Natureza

HALO SOLAR: O que é, como se forma e o que significa fenômeno visto no céu do Recife nesta quinta

Halo solar começou a ser notado por volta das 11h30 desta quinta-feira em várias partes do Recife

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 13/01/2022 às 11:55 | Atualizado em 13/01/2022 às 13:34
Notícia
Tião Siqueira/TV Jornal
Halo Solar registrado no Recife nesta quinta-feira - FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Os recifenses estão com os olhos voltados para o céu nesta quinta-feira (13). É que um arco super colorido e brilhante em torno do Sol está encantando os moradores da cidade. Trata-se de um "Halo Solar", um fenômeno que acontece quando um arco-íris circunda o "astro rei".

Veja fotos

 

 

O que é um halo solar?

"O que acontece é um efeito de refração da luz, que causa o efeito arco-íris. Foi descrito por Isaac Newton, quando a luz branca atravessa um prisma, ela se decompõe em 7 cores. Neste caso, as nuvens carregadas, mais altas, funcionam como o prisma", explicou o professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2016, quando outro Halo foi visto em Pernambuco. 

Mais cedo, uma chuva fina se abateu contra a cidade do Recife. De acordo com especialistas, o halo solar é formado por nuvens altas com cristais finos de gelo. Essas nuvens podem estar a cerca de 12 quilômetros de altura. 

"Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris", explicou a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) no Instagram. 

Moradores do Recife acompanham halo entusiasmados

A notícia se espalhou rápido, principalmente pelas redes sociais, e muita gente foi admirar o espetáculo da Natureza. "Muito lindo. Maravilhoso! Deus faz tudo perfeito. Há muito tempo, já tinha visto algo parecido, mas hoje está um espetáculo! Só Deus para fazer essas maravilhas e deixar a gente mais aliviado", disse Neide Maria da Conceição, que viu o fenômeno no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. 

"Eu achei bonito, muito especial. Nunca tinha visto. É a primeira vez. Tô olhando para o céu a todo instante porque é muito bonito", disse Igor Jonas, de 18 anos, também no bairro de Santo Amaro. 

Comentários