TORÓ

Porto de Galinhas: cartão postal de Pernambuco embaixo d'água após fortes chuvas

As chuvas estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN e ao grande teor de umidade que vem do oceano, segundo a Apac

Ísis Lima Karina Albuquerque
Ísis Lima
Karina Albuquerque
Publicado em 14/01/2022 às 11:32 | Atualizado em 15/01/2022 às 12:15
Notícia
DIVULGAÇÃO
Chuvas fortes atingem Porto de Galinhas e outras áreas do Grande Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

Matéria atualizada no dia 15/01/2022*

Após o Grande Recife ser atingido por fortes chuvas nesta sexta-feira (14), um cartão postal de Pernambuco amanheceu debaixo d'água. Por causa das torrentes, em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, na Região Metropolitana, foram registrados diversos pontos de alagamento.

Sábado de mais chuvas

Neste sábado (15), a chuva não deu trégua. De acordo com o monitoramento em tempo real das precipitações no estado feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Porto de Galinhas registrou o maior acumulado das últimas 24 horas no estado. 

De sexta-feira até às 11h50 deste sábado, choveu 28,60mm na localidade. 

No final da tarde da sexta-feira, a Prefeitura do Ipojuca publicou em suas redes sociais uma ação preventiva com colocação de lonas em locais com risco de deslizamento de terra. 

A prefeitura também disponibiliza os telefones da Defesa Civil do Ipojuca para caso de emergência. Os moradores podem acionar o órgão por meio dos números 99231-8607 (Whatsapp) ou do Aplicativo 153 Digital.

A Central Integrada de Defesa Social Municipal atende no número (81) 3551-1397, com plantão 24h. 

Porto de Galinhas embaixo d'água

A escadaria que dá acesso à famosa praia de Porto de Galinhas virou uma verdadeira cachoeira por causa das chuvas.

Na cidade, que reúne as praias mais badaladas do litoral pernambucano, choveu mais de 51 mm entre a madrugada e a manhã desta sexta (14), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Rádio Jornal procurou a administração de Ipojuca para comentar sobre os efeitos das fortes chuvas, mas até a última atualização desta reportagem não havia recebido retorno.

Novo alerta de chuva em Pernambuco, da Apac

A previsão da APAC indica continuidade das chuvas com intensidade moderadas a fortes na Zona da Mata Norte e Sul, Região Metropolitana do Recife, e ampliando para a região agreste, segundo novo alerta, emitido nesta sexta (14).

As chuvas estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN e ao grande teor de umidade que vem do oceano, ocasionado pela anomalia quente de temperatura da superfície do Oceano Atlântico.

Alerta de chuva em Pernambuco, da Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu um novo alerta de chuvas moderadas a fortes no Estado.

A previsão do tempo da Apac indica possibilidade de chuvas com intensidade moderada, e ocasionalmente forte na Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, devido a instabilidades associadas ao vórtice ciclônico em altos níveis e confluência de ventos em baixos níveis.

Ainda segundo a Apac, a população deve seguir as recomendações da Defesa Civil de seu município. 

Onde teve mais chuva em Pernambuco?

Confira abaixo os 10 locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta sexta-feira (14):

  • Sirinhaém - 87,94mm
  • Morro da Conceição, Recife - 65,45mm
  • Santo Amaro, Recife - 61,45mm
  • Tamandaré - 56,55mm
  • Rio Formoso - 53,38mm
  • Centro, Ipojuca - 51,13mm
  • Alto do Mandu, Recife - 51,00mm
  • Janga, Paulista - 50,73mm
  • Porto, Recife - 41,80mm
  • Córrego do Jenipapo, Recife - 40,95mm

Veja a previsão do tempo para Pernambuco nesta sexta (14)

  • No Grande Recife, a previsão para esta sexta-feira (14) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a previsão do tempo é nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte.
  • No Agreste, o tempo fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.
  • No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade moderada.
  • No Sertão de São de Francisco, o tempo fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade moderada.
  • Em Fernando de Noronha, a previsão é de tempo parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Em 24 de julho de 2021, o programa Cores e Sabores, da TV Jornal, visitou Ipojuca e fez uma reportagem sobre as piscinas naturais de Porto de Galinhas; relembre:

Comentários