VITÓRIA

Rafael Nadal vence Medvedev e bate recorde de 21º título de Grand Slam; veja o que disseram os rivais do tenista

Após a vitória, Rafael Nadal é o único com 21 títulos de Grand Slam

AFP Flávio Oliveira
AFP
Flávio Oliveira
Publicado em 30/01/2022 às 18:29 | Atualizado em 30/01/2022 às 18:52
Notícia
BRANDON MALONE / AFP
Rafael Nadal se tornou o maior vencedor de Grand Slams da história, com 21 títulos - FOTO: BRANDON MALONE / AFP

Neste domingo (30), o tenista espanhol Rafael Nadal derrotou o russo Daniil Medvedev em disputa pelo Aberto da Austrália. Aos 35 anos, o espanhol venceu por 2-6, 6-7 (5/7), 6-4, 6-4 e 7-5 na final. Esse é o segundo título do Aberto da Austrália que Nadal conquista.

O suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, que partilhavam o recorde de títulos de torneios de Grand Slam (20) até este domingo com Rafael Nadal, parabenizaram o tenista espanhol após conseguir na Austrália seu 21º triunfo em um 'major' em sua carreira.

O que disseram os rivais de Nadal?

Em uma mensagem no Instagram, o tradicional rival e grande amigo de Nadal, Federer, declarou: "Que partida! Sinceros parabéns ao meu amigo e grande rival @RafaelNadal por ser o primeiro homem a conquistar 21 títulos de Grand Slam".

"É fantástico, grandes campeões nunca devem ser subestimados. Sua incrível ética de trabalho, comprometimento e espírito de luta são uma grande inspiração para mim e muitos jogadores", acrescentou o suíço, ausente na Austrália devido a uma lesão no joelho.

Federer se mostrou "orgulhoso de compartilhar esta era" do tênis com Nadal e "honrado por ter sido capaz de desempenhar um papel" em levar Nadal a se destacar "assim como você fez comigo nesses 18 anos".

E concluiu: "Tenho certeza de que restam outros triunfos para você. Mas, por enquanto, aproveite este!".

Por sua vez, Djokovic, que não pôde disputar o Aberto da Austrália após ser deportado pelas autoridades do país por não estar vacinado contra a covid, concordou em destacar "a impressionante combatividade" do espanhol.

"Parabéns a @RafaelNadal pelo seu 21º Grand Slam. Um sucesso incrível. Como sempre, uma combatividade impressionante que prevaleceu mais uma vez", tuitou o número 1 do ranking, que acrescentou em sua mensagem a palavra em espanhol "¡Enhorabuena!" felicitando o tenista.

O sérvio destacou "o tênis extraordinário" visto ao longo do torneio e "as duas finais excepcionais", e também parabenizou a australiana Ashley Barty, vencedora na categoria feminina.