FORÇA-TAREFA

Quanto a polícia gastou para prender o 'Lázaro de Pernambuco'? Caçada a suspeito durou oito dias

A polícia montou uma força-tarefa para localizar o 'Lázaro de Pernambuco', utilizando carros, motos, drones e até helicóptero

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 08/02/2022 às 12:28 | Atualizado em 08/02/2022 às 12:28
Notícia
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
A polícia reforçou as buscas na região e montou uma Força-Tarefa, disposta a encontrar o 'Lázaro de Pernambuco' em qualquer rincão - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

Após oito dias de buscas incessantes pelo homem que ficou conhecido como "Lázaro de Pernambuco", enfim Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, foi detido pela polícia. A prisão do suspeito de matar duas mulheres em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, aconteceu nessa segunda-feira (7).

Assim como as buscas por Lázaro Barbosa em Goiânia, a operação policial para prender o foragido em Pernambuco envolveu equipes das polícias Civil e Militar, helicópteros, carros, motos e cães vasculhando sítios e matas nos arredores do município por mais de uma semana. Os trabalhos só cessarão porque de acordo com a TV Jornal, o homem teria se entregado à polícia.

A Força-Tarefa montada, obviamente, teve custos para a Secretária de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. No entanto, a pasta explicou por meio de nota que não tem uma estimativa de custos específicos desta operação. Isso porque, toda estrutura de pessoal e equipamentos utilizada já estaria à disposição das forças de segurança.

.

"Não possuímos uma estimativa de custos específicos desta operação, uma vez que foi utilizada a estrutura de pessoal, viaturas, equipamentos e insumos já à disposição das forças de segurança (a exemplo de PMPE, PCPE ou GTA) para o trabalho que realizam de patrulhamento e investigação no conjunto das 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado", diz a nota enviada à reportagem.

'Lázaro de Pernambuco'

Reprodução/ TV Jornal
Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, está foragido - Reprodução/ TV Jornal

Segundo a mãe do suspeito, Edson passou mais de seis anos preso por um estupro cometido em Pombos, também na Zona da Mata. O crime aconteceu em setembro de 2013. "Topede", como Edson é conhecido, estava em liberdade condicional desde 26 de outubro de 2021. Ou seja, há pouco mais de três meses.

Edson Cândido está sendo chamado de Lázaro pernambucano por ter causado na população o mesmo medo causado por Lázaro Barbosa de Sousa, um serial que ganhou notoriedade em junho de 2021, após matar quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal

Após os assassinatos, Lázaro foi perseguido pela polícia por 20 dias, período que praticou uma onda de assaltos em chácaras em buscar de fugir da prisão. 

Em 28 de julho de 2021, o criminoso foi encontrado na casa da ex-sogra. Após a captura pelos policiais, Lázaro morreu numa troca de tiros, no município de Águas Lindas de Goiás

As vítimas 

Edson Cândido Ribeiro é suspeito de estuprar e matar Kauany Maiara Marques da Silva, de 18 anos. A jovem estava desaparecida desde o último sábado (29) e teve corpo encontrado em uma manilha dentro do canal que corta a comunidade de Capuchinho, em Glória de Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, na terça-feira (1°).

Reprodução: TV Jornal.
Kauanny foi encontrada morta na cidade de Glória do Goitá. - Reprodução: TV Jornal.

Além de Kauany, o homem é suspeito de ter estuprado e assassinado Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, em 31 de janeiro.

Reprodução / TV Jornal
Ela teria sido morta enquanto estava indo levar comida para mãe. - Reprodução / TV Jornal

Comentários