FLOW PODCAST

Monark posta vídeo após críticas por defender criação de partido nazista: "cultura de cancelamento tá um pouco absurda"

Monark é apresentador do Flow Podcast e foi bastante criticado nas redes sociais pela sua fala considerada anti-semita

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/02/2022 às 13:56 | Atualizado em 08/02/2022 às 14:05
Notícia
DIVULGAÇÃO
EX-FLOW Plataforma disse que declaraçõs sobre o nazismo violam regras - FOTO: DIVULGAÇÃO

O youtuber e apresentador do Flow Podcast, Bruno Aiub, conhecido como Monark, publicou um vídeo de quase 9 minutos se pronunciando após defender criação de partido nazista no Brasil. A fala aconteceu durante uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB), nesta segunda-feira (7).

"Cultura de cancelamento tá um pouco absurda" 

Nesta terça-feira (8), no vídeo, Monark se queixou da cultura do cancelamento e disse que o vídeo foi tirado de contexto.

"Essa cultura de cancelamento tá um pouco absurda. Eu simplesmente não consigo mais ter conversas no meu programa. Vcoês têm que entender que estou lá há quatro horas conversando com pessaos sobre os assuntos mais delicados e complexos que a gente pode falar na nossa soceidade", afirmou o youtuber no vídeo.

Apesar da fala, Monark disse que considera o nazismo é um pensamento "ridículo".

"O nazismo é algo abominável, é um pensamento ridículo, é algo que qualquer pessoa que pense ou tenha essas ideias é uma retardada mental. Na minha opinião, ela é idiota, completa imbecil, é uma pessoa que tem ser educada para que deixe de pensar dessa forma. A gente não pode mais aceitar hoje na nossa sociedade esse tipo de pensamento, criminoso, hediondo, nojento", disse.

Liberdade de expressão

Para Monark, no entanto, é preciso dar liberdade de expressão a todos, inclusive a quem defende o nazismo para que se saiba quem são essas pessoas.

"Minha ideia de liberdade de expressão é que o cara fale que ele é idiota pra que a gente possa saber quem é idiota e possa educar essa pessoa, ou, se for possível, se afastar dessa pessoa. E se ela estiver cometendo algum crime punir. É muito mais fácil descobrir quem ela é se a gente deixa ela falar", argumentou.

Veja o vídeo de retratação de Monark:

Veja o trecho em que o apresentador defende o nazismo

Monark defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido por lei. O podcaster foi rebatido pela deputa Tabata Amaral, que argumentou que o nazismo coloca a população judaica em risco.

"Liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco coloca a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco", disse a parlamentar. "As pessoas não têm o direito de ser idiotas?", questionou o apresentador. 

Veja o trecho: 

Apologia ao nazismo é crime

Vale lembrar que, no Brasil, é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação do nazismo, conforme o artigo 1º da Lei 7.716/89.

Se caracterizado o ato de divulgar ou comercializar materiais com ideologia nazista, a pena pode variar entre um a três anos de prisão e multa. 

Comentários