'Confessio'

Fraude na compra de armas: Polícia Federal e Exército combatem esquema no Rio de Janeiro

Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de prisão

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 10/02/2022 às 11:19 | Atualizado em 10/02/2022 às 11:21
Notícia
PIXABAY
O esquema envolvia despachantes, adquirentes, CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) e comerciantes de arma de fogo - FOTO: PIXABAY

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (10), 27 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudar documentos para adquirir, possuir e portar arma de fogo. Comerciantes são suspeitos de vender armas mesmo sem a documentação correta. Batizada de 'Confessio', a operação foi deflagrada no Rio de Janeiro com o apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército.

De acordo com a PF, a investigação começou depois de denúncia sobre a existência de sistemática falsificação e uso de Certificados de Registro de Arma de Fogo (CRAF) por pessoas que queriam ludibriar a fiscalização e portar livremente armas de fogo. Também eram falsificados certificados de registro (CR), guias de tráfego e requerimentos para aquisição de arma de fogo e acessório.

Irregularidades

O esquema envolvia despachantes, adquirentes, CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) e comerciantes de arma de fogo que permitiam aos adquirentes comprar armas ilegalmente. Os comerciantes ainda entregavam os produtos sem a guia de tráfego válida e sem efetuar a conferência de autenticidade dos documentos.

Os investigados responderão pelos crimes de falsificação de documento público federal, uso de documento falso, comércio ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São João de Meriti, no Rio.