VIOLÊNCIA

Assassinato de menino filho de líder rural em Barreiros: veja o que se sabe sobre o crime

Menino de apenas 9 anos foi assassinado a tiros; pai da criança é presidente da Associação de Agricultores Familiares da região

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/02/2022 às 11:30 | Atualizado em 12/02/2022 às 11:33
Notícia
CORTESIA
CENÁRIO DE HORROR O menino estava escondido embaixo da cama quando descoberto pelos assassinos - FOTO: CORTESIA

Uma criança de 9 anos foi assassinada a tiros dentro de casa, no Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O crime aconteceu na noite de quinta-feira (10), e está sendo investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Civil de Pernambuco registrou o caso como uma tentativa de homicídio e um homicídio de uma criança. As investigações vão ficar a cargo da Delegacia Seccional de Palmares.

Caso pode ter relação com conflito agrário

O menino foi baleado enquanto ele e a mãe tentavam se esconder embaixo da cama durante invasão à residência da família. O pai do menino, que é presidente da Associação de Agricultores Familiares da região, foi baleado no ombro, mas sobreviveu. O corpo da criança foi velado no fim da tarde desta sexta-feira em Barreiros.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou a violência em Barreiros. A CPT afirma que sete homens encapuzados e armados invadiram a casa da família. O advogado da comissão, Bruno Ribeiro, acredita que o crime pode estar relacionado a conflitos agrários na Usina Santo André.

De acordo com ele, o empreendimento entrou em falência judicial há mais de 20 anos e foi arrendado para uma empresa agropecuária. Os funcionários não teriam recebido as indenizações trabalhistas. As motivações para o homicídio e o atentado seriam decorrentes da situação de disputa pela propriedade, conforme detalhou o advogado.

De acordo com Bruno Ribeiro, nenhum conflito recente foi observado entre os donos da agropecuária e os trabalhadores, que, inclusive, ainda fazem o uso da terra. O processo tramita na Justiça. Exatamente por isso o advogado solicita uma investigação criteriosa.

Família já havia sofrido atentado

Segundo informações de agricultores do Engenho Roncadorzinho, a casa do pai da criança assassinada já tinha sido alvo de outros atentados. Os crimes haviam sido denunciados às autoridades por trabalhadores rurais e por entidades como a pastoral da terra e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape).

Comentários