AUXÍLIO BRASIL

AUXÍLIO BRASIL: o que fazer se tiver perdido o cartão do Bolsa Família? Pode receber sem cartão?

O Auxílio Brasil substituiu o programa Bolsa Família. Saiba o que fazer se tiver perdido o cartão para retirar o benefício

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 14/02/2022 às 13:30 | Atualizado em 18/02/2022 às 22:01
Notícia
Divulgação/PF
O cartão do Bolsa Família pode ser usado para receber o Auxílio Brasil - FOTO: Divulgação/PF

O Governo Federal anunciou a de entrega dos cartões do Auxílio Brasil - programa que substitui o Bolsa Família - desde o início do mês de janeiro. Os cartões só serão entregues para as pessoas que estão entrando no programa agora, segundo o Ministério da Cidadania.

Saiba tudo sobre o pagamento

Quem faz parte do Auxílio Brasil desde 2021 pode seguir usando os mesmos dispositivos que eram usados no Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, a função dos dois cartões são basicamente as mesmas, então não há motivo que justifique a troca.

.

Perdi o cartão do Bolsa Família. O que fazer?


De acordo com o Ministério da Cidadania, pessoas que perderam o cartão podem tentar pedir uma segunda via. Existem três opções para fazer isso. A primeira é ligar para o número 0800 726 0207. Segundo a Caixa Econômica, é possível pedir um novo cartão por este canal.

O cidadão também pode ir direto a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O CRAS deve ser o mesmo em que ele fez a inscrição no Cadúnico. Por último, o usuário pode fazer esse pedido indo diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Quem não tem o cartão vai receber Auxílio Brasil?


É importante lembrar que não é preciso usar o cartão do Bolsa Família e nem mesmo o do Auxílio Brasil para movimentar o dinheiro do programa. Segundo o Ministério da Cidadania, é possível fazer isso de outras maneiras.

O cidadão pode, por exemplo, usar o aplicativo Caixa Tem para isso. De acordo com o Governo, quem tem direito ao Auxílio Brasil pode usar a quantia no aplicativo para pagar boletos, fazer transferências e compras.

Comentários