
A primeira edição de 2022 do Sisu oferta mais de 220 mil vagas distribuídas em 125 instituições de ensino superior público do Brasil. Os alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado podem inscrever suas notas até dia 18 de fevereiro no portal.
Podem concorrer candidatos que não tiraram zero na redação e não tenham participado na condição de treineiro. As inscrições são feitas unicamente pela internet e não é cobrado taxa.
É preciso ter o Cadastro Único do Governo Federal, por meio do acesso.gov.br. Os estudantes que ainda não tiverem, devem se cadastrar – o acesso ao Sisu é através dele.
Vagas e notas de corte
As vagas ofertadas estão distribuídas em 6.146 mil cursos de graduação. Os cursos com maior oferta de vagas são engenharia civil, direito, pedagogia, química e ciências biológicas.
No Sisu é possível escolher a primeira opção e uma segunda opção de curso. As notas de corte são alteradas diariamente, pois há a possibilidade dos candidatos mudarem a modalidade e curso desejado até o encerramento das inscrições na sexta (18).
Há duas modalidades de concorrência: ampla e lei de cotas (ações afirmativas). Os candidatos devem optar no momento da inscrição no Sisu.
O resultado da chamada única é em 22 de fevereiro. As matrículas nas instituições de ensino superior devem ocorrer entre 23 de fevereiro a 8 de março.
Comentários