VALORES A RECEBER

Onde consultar dinheiro esquecido? Saiba qual é o site para ver seu saldo

O Sistema de Valores a Receber (SVR) deve devolver até R$ 8 bilhões para pessoas físicas e jurídicas

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 17/02/2022 às 8:02 | Atualizado em 17/02/2022 às 8:04
Notícia
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Cerca de 28 milhões de pessoas e empresas têm dinheiro esquecido para resgatar. - FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

De acordo com o Banco Central (Bacen), cerca de 28 milhões de pessoas e empresas têm dinheiro esquecido para resgatar.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) deve devolver até R$ 8 bilhões para pessoas físicas e jurídicas que encerraram contas-correntes ou poupanças com saldo disponível, desde 2001.

valor também inclui tarifas e parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de cooperativas de crédito e recursos não procurados de grupos de consórcio que foram encerrados.

Onde consultar dinheiro esquecido?

Retomado na segunda-feira (14), o sistema do Bacen que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras funciona em novo endereço: valoresareceber.bcb.gov.br.

Para os cidadãos com dinheiro a receber, será necessária conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais.

O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

O processo de recebimento do dinheiro consiste em duas etapas. Na primeira, o cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br.

Basta digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para verificar eventuais quantias esquecidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. 

Em caso de constatação de dinheiro esquecido, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema.

Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro.

Caberá ao cidadão escolher a forma de transferência, que poderá ser feita por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.

O Bacen explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março.

Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

Como usar o site para ver dinheiro esquecido?

Você pode seguir os seguintes passos para usar o site para saber se tem dinheiro no Banco Central:

  • Acesse site (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir do dia 14/02;
  • Use o CPF ou CNPJ para consultar se há valores a receber;
  • Em caso positivo, guarde bem a data que o sistema informará;
  • Segundo o Bacen, é preciso estar cadastrado no site Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos; não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  • Acesse novamente o site (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
  • Caso perca sua data de resgate, acesse novamente o site em outro dia para que o sistema informe uma nova data para retorno

Comentários