NOVELA

Vinicius Coimbra, diretor da TV Globo, é afastado após denúncias de racismo na novela Nos Tempos do Imperador


Vinicius Coimbra trabalhou como diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador, novela das 6 da TV Globo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/02/2022 às 13:10
Notícia
Reprodução/TV Globo
O diretor artístico Vinicius Coimbra - FOTO: Reprodução/TV Globo
Leitura:

A TV Globo decidiu afastar o diretor artístico Vinicius Coimbra de suas atribuições na emissora. Coimbra trabalhou na novela Nos Tempos do Imperador e seu afastamento temporário foi motivado por denúncias de racismo durante as gravações do folhetim e foi oficializado na última terça-feira (15). A novela chegou ao fim no dia 4 de fevereiro. 

Vinicius Coimbra também estaria à frente da próxima novela que será exibida após "Além da Ilusão", Mar do Sertão. No entanto, segundo o portal Metrópoles, ele foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!

Denúncias de Racismo 

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da TV Globo para denunciar a postura do diretor Vinicius Coimbra e de sua equipe.

Os diretores da emissora Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim foram avisados sobre as queixas das atrizes, e disseram que tomariam providências. No entanto, não houve mudança de comportamento de Coimbra, e as três decidiram fazer uma queixa formal ao setor de compliance da TV Globo.

De acordo com as denúncias, nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador, Vinicius Coimbra promovia uma espécie de segregação racial entre o elenco branco e negro, além de proferir diversas falas preconceituosas. Até camarins separados teriam sido instalados nos estúdios.

O site Notícias da TV procurou a Globo, que afirmou não comentar questões relacionadas a compliance. Coimbra, por sua vez, disse por meio da assessoria que não iria falar sobre o assunto por agora.

Comentários


Mais Lidas