INTERNACIONAL

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Saiba quem é Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia que já foi comediante

A Rússia atacou a Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (24), e o mundo acompanha com apreensão o conflito

Ísis Lima AFP
Ísis Lima
AFP
Publicado em 24/02/2022 às 14:00 | Atualizado em 24/02/2022 às 14:14
Notícia
Reprodução/ Internet
O atual presidente Volodimir Zelensky em vídeo de 2015 - FOTO: Reprodução/ Internet

O mundo acompanha com preocupação o ataque da Rússia contra a Ucrânia, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (24), após semanas de apreensão. Na manhã desta quinta, o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, um ex-comediante, emitiu um pronunciamento oficial afirmando que irá armar os cidadãos que estiverem aptos a combater as tropas russas. 

“Nós temos armas defensivas para defender nossa soberania”, disse Zelensky, acrescentando que “cada cidadão deverá decidir o futuro de nosso povo”.

O presidente apelou a “todos os que puderem” se juntar às forças armadas o façam e convocou todos os veteranos a se apresentarem. “Esteja pronto para defender seu Estado em praças ou cidades”, disse.

Veja o pronunciamento completo do presidente da Ucrânia: 

Quem é Volodymir Zelensky? 

HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky - HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP

Volodymir Zelensky, de 44 anos, foi acompanhado, durante muito tempo, pela imagem de ex-comediante de televisão eleito presidente da Ucrânia quase por acaso. Com a crise gerada pela invasão da Rússia, ele adotou uma postura firme e serena, sem entrar em pânico.

Em 2019, Zelensky organizou a campanha presidencial como uma piada e venceu a disputa com 73% dos votos. Ele derrotou o então presidente Petro Poroshenko, abalado por diversas crises.

Nascido na cidade do centro da Ucrânia de Kryvy Rig e filho de pais judeus, ele se formou em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev, mas nunca seguiu carreira jurídica.

Ele se tornou famoso ao interpretar na televisão um professor grosseiro que vira presidente depois que um aluno grava e divulga seu discurso revoltado contra a corrupção na internet.

A comédia exibida em horário vespertino virou um grande sucesso em um país abalado. A revolução pró-Ocidente de 2014 derrubou o presidente apoiado pelo Kremlin e provocou a chegada de novos governantes, que precisaram lidar com um crescente conflito na região leste e uma economia à beira do colapso.

Os ucranianos viram o presidente da comédia fazendo piadas grosseiras com a esposa ou pedalando para o trabalho com uma cara assustada de pânico. O personagem captou a empolgação do momento e proporcionou a Zelensky uma pequena fortuna.

Nesta quinta-feira, um vídeo humorístico em que Volodymir Zelensky aparece atirando em pessoas viralizou nas redes sociais. Veja: 

Comparado a Donald Trump

Alguns cidadãos se prepararam para o pior. Os críticos o compararam Volodymyr a outras celebridades que entraram para a política, como o italiano Silvio Berlusconi ou o americano Donald Trump.

A decisão inicial de incluir membros de sua produtora de televisão em sua equipe também não ajudou a construir confiança.

As primeiras aparições de Zelensky com outros líderes mundiais pareciam forçadas, pouco naturais.

"Acredito que nossos aliados internacionais tiveram problemas para lidar com ele. Não está no mesmo nível", disse a analista política ucraniana Mykola Davydyuk. "Eles se movimentam em níveis muito elevados que ele não consegue alcançar, ele não consegue entender", acrescentou.

Mas alguns diplomatas ocidentais parecem ter sucumbido ao seu charme.

Conflito com a Rússia 

A disputa com a Rússia pelo desejo ucraniano de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - uma aspiração escrita em sua Constituição, mas muito improvável nas próximas décadas - pode definir a presidência de Zelensky para os próximos anos.

Ele chegou ao poder tentando abrir linhas de comunicação com Vladimir Putin para resolver o violento conflito separatista na região de Donbas, que provocou 14.000 mortes.

Os dois participaram em uma reunião em Paris poucos meses depois da eleição de Zelensky, que o presidente russo descreveu como um "passo importante".

Mas Zelenski teve um roteiro diferente em sua aparição posterior. "Meus interlocutores disseram que é um resultado muito bom para um primeiro encontro. Mas vou ser honesto, foi muito pouco", disse.

As relações entre os dois pioraram desde então. Putin acusou o governo Zelensky de "discriminar" os habitantes de língua russa e de renegar as promessas de solucionar o conflito no leste do país.

A proposta de Zelensky no mês passado de uma reunião de cúpula com ele, Putin e o presidente americano Joe Biden não teve resposta de Moscou. Mas alguns analistas consideram que o perfil do presidente ucraniano ganhou força nas últimas semanas.

Comentários