GUERRA

GUERRA UCRÂNIA: Rússia toma Usina Nuclear de Chernobyl

A região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 24/02/2022 às 14:35 | Atualizado em 24/02/2022 às 15:11
Notícia
AFP
Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro - FOTO: AFP

A Usina Nuclear de Chernobyl foi tomada por exércitos russos na tarde desta quinta-feira (24), segundo um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak. De acordo com a imprensa ucraniana, funcionários da estação teria sido feitos de refém.

"É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos", disse. "Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora", afirmou o conselheiro.

Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

O governo ucraniano estava usado a "cidade fantasma" para treinar as forças de segurança do país para a guerra contra a Rússia.

O local foi escolhido por ser próximo à Bielorrúsica, país aliado à Rússia.

 

Reprodução/Twitter/chernobyl_guide
Chernobyl, Ucrânia. - Reprodução/Twitter/chernobyl_guide

Desastre Nuclear

No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu. Na época, o local era administrado pela URSS. A explosão na estação nuclear enviou uma nuvem de lixo radioativo sobre grande parte da Ucrânia, Bielorússia e Rússia.

Milhares de bombeiros, engenheiros e médicos foram enviados ao local para combater o incêndio e evitar que outros reatores explodissem. Sem conseguir conter a explosão, helicópteros despejaram areia e outros materiais para abafar o fogo e tentar parar a contaminação.

Rádio Jornal: João Correa fala sobre a crise Ucrânia no Passando a Limpo

Comentários