GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA

O que é guerra cibernética? Entenda a ameaça do grupo Anonymous à Rússia

O grupo hacker Anonymous declarou guerra cibernética contra a Rússia

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 25/02/2022 às 8:45
Notícia
AIR FORCE US/DIVULGAÇÃO
Dia da Informática é comemorado no Dia 15 de Agosto - FOTO: AIR FORCE US/DIVULGAÇÃO

guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou um novo elemento nessa quinta-feira (24), o grupo hacker Anonymous declarou guerra cibernética contra o governo russo.

"O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo", disse o grupo em mensagem postada no Twitter.

Mas o que é guerra cibernética? A Rádio Jornal explica o que esta modalidade de guerra significa e o que a ameaça dos hackers representa.

O que é guerra cibernética?

Segundo especialistas em segurança digital, o conceito de guerra cibernética ou cyberwar tem relação com conflitos entre países que ocorrem a partir de ações protagonizadas por tecnologias. 

Ancoradas no mundo virtual, elas são equiparadas às guerras tradicionais, apesar de não haver derramamento de sangue.

Isso porque a aplicação do sentimento do terror, os impactos no bolso dos governos e suas empresas privadas ou estatais, assim como o roubo e vulnerabilizarão de informações pode causar danos de longo prazo e com possível dificuldade acentuada na resolução e recuperação.

O termo tem ganhado popularidade na mesma medida em que a tecnologia se desenvolve, mas também resultou na divisão de opiniões em relação ao seu conceito.

Há especialistas que defendem que o mundo nunca passou por uma guerra cibernética. Por outro lado, há quem diga que o mundo já sofreu com diversas guerras cibernéticas.

Comentários