Rússia

QUEM É VLADIMIR PUTIN? Conheça o presidente russo que invadiu a Ucrânia

Putin já atuou na KGB, serviço secreto russo

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 25/02/2022 às 19:56
Notícia
REPRODUCAO/kREMELY
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - FOTO: REPRODUCAO/kREMELY

O presidente russo Vladimir Putin, 70 anos, ganhou as manchetes dos jornais mundiais após invadir a Ucrânia. O ataque teve início na segunda-feira (21), após o ele ordenar a invasão de tropas na Ucrânia, com a operação tendo início nessa quinta-feira (24).

O ataque provocou reação das tropas ucranianas, que tentam conter a invasão. O combate vem deixando diversos feridos e mortos.

.

Quem é Vladimir Putin?

Putin nasceu na periferia de Leningrado, membro de uma família de operários. Se graduou no curso de Direito, ele entrou participou do treinamento da KGB, o serviço secreto russo, em 1975.

Carreira Política de Putin

Em 1994, foi eleito vice-prefeito de São Petesburgo. No ano de 1999, foi escolhido primeiro-ministro do ex-presidente Bros Yestsin. Já em 2000, após a renúncia de Boris, se tornou o presidente Rússia, sendo eleito no primeiro turno.

Putin foi reeleito, em 2004, e ficou mais quatro anos no poder. Por não poder se candidatar novamente, por duas vezes consecutivas, ele passa o bastão ao seu primeiro-ministro

Em 2012, ele se candidata e volta a presidência do País, para um mandato de sei anos. Dmitri Medvedev. Ele se reelegeu em 2018, com 76% dos votos.

Em medida muito criticada, Putin assinou uma lei que permite que o próprio concorra a mais dois mandatos, depois do seu atual mandato, que vai até em 2024. Com isso, ele pode ficar no poder até o ano de 2036.

Comentários