GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA

GUERRA UCRÂNIA E RÚSSIA: Alemanha vai entregar à Ucrânia mil lança-foguetes e 500 mísseis

A entrega será feita "o mais rapidamente possível", assinalou o governo alemão

Bruna Oliveira AFP
Bruna Oliveira
AFP
Publicado em 26/02/2022 às 18:45 | Atualizado em 26/02/2022 às 18:47
AFP
Guerra na Ucrânia - FOTO: AFP

A Alemanha irá entregar à Ucrânia mil lançadores de foguetes antitanque e 500 mísseis terra-ar do tipo Stinger, em seu pacote de ajuda frente à invasão russa, disse o governo neste sábado (26).

A entrega será feita "o mais rapidamente possível", assinalou o governo alemão, cuja decisão marca uma ruptura, uma vez que ele proibia, desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45), exportações de "equipamentos letais" a zonas de conflito.

LEIA TAMBÉM: FAB coloca de prontidão aeronaves para retirada de brasileiros evacuados da Ucrânia

O chefe de governo alemão, Olaf Scholz, explicou que "a agressão russa contra a Ucrânia marca uma mudança de época e ameaça a ordem estabelecida no pós-guerra. Nesta situação, é nosso dever ajudar, o tanto quanto pudermos, a Ucrânia contra o exército invasor de Vladimir Putin".

Terceiro dia de conflito

Este sábado (26) marca o terceiro dia da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia. De acordo com o governo ucraniano, até o momento cerca de 198 ucranianos já foram mortos, sendo eles civis e militares. Três das vítimas fatais são crianças.

Parte dos óbitos aconteceram devido a explosão de mísseis pelo exército russo. Encurralados na zona de guerra, muitos civis pegaram em armas a pedido do governo. Cerca de 18 mil fuzis foram distribuídos entre a população despreparada.