guerra na Ucrânia

GUERRA UCRÂNIA E RÚSSIA: Kiev decreta toque de recolher deste sábado (26) até segunda-feira (28)

Este sábado marca o terceiro dia da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia

Bruna Oliveira AFP
Bruna Oliveira
AFP
Publicado em 26/02/2022 às 19:01
SERGEI SUPINSKY / AFP
Tanque passou por cima de carro de civil em Kiev - FOTO: SERGEI SUPINSKY / AFP

A prefeitura de Kiev decretou, neste sábado (26), um toque de recolher que ficará em vigor de hoje às 8h locais (3h em Brasília) de segunda-feira (28). A Ucrânia tenta resistir à invasão militar russa com combates no centro da capital.

"O toque de recolher em Kiev começa no sábado às 17h (12h em Brasília) e segue até segunda-feira, às 8h", informou a assessoria da prefeitura, em um comunicado, acrescentando que todas as pessoas que estiverem nas ruas durante este período "serão consideradas membros de grupos sabotadores inimigos".

SAIBA MAIS: Alemanha irá entregar à Ucrânia mil lança-foguetes e 500 mísseis

Em uma mensagem no Telegram, o prefeito de Kiev, Vitaliy Klitschko, falou sobre o toque de recolher. "Todos os civis que estiverem nas ruas durante o toque de recolher serão considerados membros de grupos de sabotagem e de reconhecimento do inimigo", disse.

Terceiro dia de conflito

Este sábado (26) marca o terceiro dia da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia. De acordo com o governo ucraniano, até o momento cerca de 198 ucranianos já foram mortos, sendo eles civis e militares. Três das vítimas fatais são crianças.

Parte dos óbitos aconteceram devido a explosão de mísseis pelo exército russo. Encurralados na zona de guerra, muitos civis pegaram em armas a pedido do governo. Cerca de 18 mil fuzis foram distribuídos entre a população despreparada.