
Neste sábado (26), potências ocidentais anunciaram novas sanções para isolar a Rússia dos mercados mundiais, em resposta à invasão da Ucrânia, entre elas excluir vários bancos russos do sistema de mensagens interbancárias Swift, fundamental em transações internacionais.
A Casa Branca, a Comissão Europeia, França, Alemanha, Itália, Canadá e Reino Unido sinalizaram em comunicado conjunto sua determinação a "continuar impondo custos à Rússia, que a isolarão ainda mais do sistema financeiro internacional e de nossas economias".
VEJA TAMBÉM: Criança morre e outras duas ficam feridas após foguete russo atingir hospital em Kiev
A principal medida aprovada para consegui-lo foi "garantir que um grupo de bancos russos seja excluído da plataforma de mensagens Swift", uma rede de mensagens que permite a liquidação interbancária rápida e segura entre instituições financeiras de todo o mundo.
Os bancos sancionados serão "cortados dos fluxos financeiros internacionais, o que reduzirá substancialmente suas operações globais", destacou o governo da Alemanha.
LEIA MAIS: Alemanha irá entregar à Ucrânia mil lança-foguetes e 500 mísseis
O que é Swift?
O sistema de mensagens interbancárias Swift é desenvolvido para substituir a dependência das máquinas de Telex. Ele fornece aos bancos uma forma de comunicação rápida, segura e barata.
É importante entender que o Swift não é um sistema de pagamentos, porém ele permite que bancos e empresas informem uns aos outros sobre transações que estão prestes a serem feitas.
Um Código Swift é um formato padrão de Código Internacional Bancário (BIC) que é utilizado para especificar um determinado banco ou agência.
Com informações do Valor Econômico